ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Dois guardas civis municipais de Taboão da Serra socorreram um bebê de menos de 2 meses de vida e evitaram que morresse engasgado, no Jardim São Judas, na terça-feira (1º). Os GCMs Borella e Oliveira patrulhavam próximo à base da Guarda no bairro quando foram abordados pela mãe da criança, desesperada, na rua Brazilina Beu, com pedido de ajuda – ela, de carro, tinha pedido carona para um vizinho. Os GCMs agiram prontamente e salvaram o menino.
Os guardas municipais imediatamente fizeram o procedimento padrão de primeiros socorros. Colocaram Gustavo, de 50 dias de nascimento, no antebraço com a cabeça virada para baixo e começaram a bater com força moderada nas costas do bebê. Segundo os GCMs, aos poucos, o leite que obstruía as vias aéreas foi expelido. O menino já voltando a respirar e a mãe foram levados pelos GCMs ao Hospital Geral do Pirajuçara para verificação do estado da criança.
Após ser submetido a exames e passar por avaliação médica no HGP, Gustavo recebeu alta e retornou para casa no mesmo dia. “Encontramos a mãe no patrulhamento. Ela, de carro, parou a viatura e pediu socorro. Deu tudo certo. Graças a Deus e aos cursos de primeiros socorros da Guarda, conseguimos [salvar o bebê]. Sempre a serviço da população taboanense”, disse o GCM Oliveira ao VERBO. O fato foi noticiado primeiro pelo canal “Praticidades”.
A reportagem localizou a mãe do Gustavo, agradecida. “Eu estava em casa e ele estava dormindo. Ele acordou esgasgado com a própria saliva. O meu outro filho saiu na rua, pedindo ajuda. Um vizinho me deu carona. Quando estávamos descendo a rua para ir ao posto de saúde, encontramos a viatura subindo, e pedi socorro. Eu os agradeci muito. Agradeço primeiro a Deus e a eles, não sabia o que fazer. Agora o meu bebê está ótimo”, disse Gislene Santos.