ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O dono de uma loja de roupas e um parente foram assaltados por um homem armado após o comparsa em moto observar a movimentação da vizinhança, na noite do último sábado (22), em Taboão da Serra, no Parque Pinheiros. O proprietário e o cunhado estavam em frente ao estabelecimento, que já tinha baixado as portas e estava acabando de fechar, quando foram abordados pelo ladrão, às 20h46. O bandido roubou das vítimas celulares e cerca de R$ 200.
A loja fica na avenida Paulo Ayres. O VERBO teve acesso a imagens de câmeras de segurança de comércios do local. Um vídeo mostra os assaltantes chegarem de moto e parar na rua Porfírio José de Miranda Ramos, às 20h45min. Enquanto o garupa aguarda, o condutor vai até a esquina com a avenida e faz manobras como a verificar um alvo para assaltar, sem ser importunado apesar do ato suspeito. Na volta, sinaliza ao comparsa, que se dirige às vítimas.
Na esquina, onde fica a loja, o assaltante chega já apontando a arma para o dono do comércio e depois aborda o parente, para roubar os pertences de ambos. Após ameaçar atirar mais de uma vez, o criminoso corre para a rua Porfírio ao encontro do comparsa para fugirem. Com o carro estacionado diante do estabelecimento, o comerciante foi atrás dos bandidos, mas os perdeu de vista um quilômetro depois, no Jardim Irapuã, segundo funcionários.
Na hora do assalto, uma funcionária entrou na loja pela portinhola às pressas e evitou ser roubada também. Além de situada na principal via do bairro, o comércio fica a apenas 100 metros da base da Guarda Civil Municipal, na mesma calçada. Em menos de um mês uma loja de chocolates e uma de perfume sofreram roubos no local. “Assalto aqui está demais. Só esta loja já foi assaltada três vezes. Essa base não está servindo para nada”, disse um vendedor.
A base da GCM no local tinha só um guarda. As viaturas “de área” ficam estacionadas em algumas vias e não podem patrulhar, determinação que foi dada pelo hoje ex-secretário de Segurança Rodrigo Falcão. Ele foi demitido, mas a ordem, com o comando que escolheu mantido, continua, segundo GCMs. Apenas a Romu (ronda ostensiva) patrulha, mas tem que atuar no município inteiro com poucas guarnições. A Polícia Militar chegou 10 minutos após o roubo.
VEJA VÍDEOS DO ASSALTO A DONO DE LOJA DE ROUPAS E PARENTE NO PQ. PINHEIROS EM TABOÃO