RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Os cidadãos que usarem o transporte municipal de Taboão da Serra no segundo turno das eleições não pagarão passagem. O decreto 146/2022, assinado pelo prefeito Aprígio (Podemos), estabelece passe livre nos ônibus das linhas circulares no próximo domingo (30) das 7h às 18h. O documento diz que o serviço deve atender “o fluxo extraordinário de pessoas em trânsito” para as seções eleitorais, sem indicar aumento da frota em circulação no dia.
Como ocorreu no primeiro turno das eleições, em 2 de outubro, a gratuidade na tarifa do transporte coletivo municipal tem como objetivo facilitar o deslocamento dos cidadãos para que exerçam o direito do voto, fortalecendo a democracia, em conformidade com a recomendação do Supremo Tribunal Federal (STF). Taboão da Serra tem 223.917 pessoas aptas a votar neste ano. Cerca de 178 mil votaram, abstenção (ausentes) em torno de 20%.
Embu das Artes também terá transporte municipal gratuito no domingo por conta da eleição. No total, na Grande São Paulo, 12 cidades terão ônibus de graça no segundo turno, entre elas a capital, que terá dois mil ônibus a mais que um domingo comum. Serão quase 6.900 coletivos circulando das 6h às 20h, sem necessidade de usar o bilhete único. O governo do Estado ainda analisa a possibilidade de suspender a cobrança de passagem no metrô, CPTM e EMTU.