Deputada pede punição para Falcão; delegado é flagrado em ato criminoso, diz TV

Especial para o VERBO ONLINE

Apresentador Bacci noticia no 'Cidade Alerta' (Record) sobre soco em uma mulher desferido por Falcão, o delegado 'flagrado em situação criminosa' | Reprodução

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A deputada estadual Leticia Aguiar (PP) condenou o ato do delegado Rodrigo Falcão de dar um soco em uma mulher e classificou a agressão de “extrema covardia”. Ela disse que pediu ao secretário estadual de Segurança providências contra o policial na Corregedoria da Polícia Civil. O “Cidade Alerta” (Record TV), no qual Falcão, ao dar entrevistas, dizia defender a lei e combater a violência, noticiou que ele foi “flagrado em situação criminosa”, ao mostrar vídeo.

Falcão foi demitido do cargo de secretário de Segurança de Taboão na quarta-feira (19), um dia depois de vir a público o vídeo que o mostra ao dar um soco no rosto de uma mulher, na praça central da cidade, em 11 de agosto de 2020. Ele à época não comandava a pasta, mas revoltou os taboanenses. A deputada, ao responder à presidente da Ages (Associação de Guardas do Estado de São Paulo), Adriana Andreose, definiu o caso como “absurdo”.

Leticia também se referiu à agressão de Falcão a uma GCM de Taboão em gestação de 8 meses. O delegado ainda era secretário. “Eu fui notificada na data de ontem [dia 18] a respeito do secretário de Segurança Rodrigo Falcão de ter agredido uma munícipe e também uma guarda municipal feminina, grávida. Diante dos fatos e do vídeo estarrecedor, em que pese ser já do ano passado [na realidade, de 2020], mas não deixa de constatar a agressão”, diz a deputada.

Ela disse que na data requereu à prefeitura de Taboão “o afastamento imediato” do então secretário e também oficiou o secretário estadual de Segurança, João Camilo Campos, a quem repassou vídeos e notícias sobre os atos de Falcão. “O general Campos já me retornou agora pela manhã, neste dia 19, encaminhando para a Corregedoria para que sejam apuradas todas as informações a respeito deste caso absurdo, de extrema covardia”, falou Leticia.

“Esse é o tipo de coisa que a gente não pode aceitar em lugar nenhum, muito menos servidores públicos agindo dessa maneira. […] Estamos aguardando o quanto antes que ele seja afastado do cargo e se investigue a fundo todas essas denúncias, e se de fato comprovadas que ele possa ser criminalizado por isso”, disse ela, presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais e do Combate à Violência Contra a Mulher. Falcão acabou demitido.

Já durante a tarde de quarta-feira, o apresentador Luiz Bacci exibiu o vídeo da agressão no “Cidade Alerta” sob a chamada “Secretário e delegado Rodrigo Falcão é filmado dando soco em mulher”, com reprovação ao ato. “Você [telespectador] vê como a gente se engana com as pessoas. E eu gostava desse delegado, as poucas vezes que apareceu aqui, ele parecia falar com propriedade, parecia uma pessoa engajada no combate ao crime”, disse.

“O que você vai esperar de um sujeito que é delegado? 99,9% são pessoas dedicadas, honestas, dedicadas, que trabalham com afinco. Mas uma porcentagem, infelizmente, acaba tendo desvio de conduta. Esse delegado ficou popular nos programas de televisão […], e agora veio uma imagem bombástica dele. Contra uma mulher indefesa, que não representava nenhum perigo, ele dá um soco, sem mais nem menos, no meio da cara dela”, disse Bacci.

O âncora, surpreso, relata que, “aparentemente, ele dá risada” após agredir a mulher – de fato, o vídeo mostra Falcão rindo. “É um escândalo”, disse, sobre o “delegado que ficou famoso em programas de TV, mas agora é flagrado numa situação criminosa”. O comentarista Percival de Souza chama atenção de que o boletim policial não relata o soco do delegado, “não aponta que o responsável pela ocorrência é ele mesmo” – o próprio Falcão lavrou o BO, como “vítima”.

OUÇA E VEJA A DEPUTADA LETICIA AGUIAR CONDENAR A AGRESSÃO DE FALCÃO CONTRA UMA MULHER

VEJA REPORTAGEM DO ‘CIDADE ALERTA’ SOBRE DELEGADO FALCÃO TER DADO UM SOCO EM UMA MULHER

comentários

>