ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
“O clima na Guarda [Municipal de Taboão da Serra] é o pior da história”, diz um GCM com longos anos na corporação, sobre a gestão do secretário Rodrigo Falcão (Segurança). Ele falou ao VERBO sob a condição de anonimato – será identificado com o nome fictício de GCM Nepomuceno. Ele elencou “desmandos” a partir da divulgação do áudio em que Falcão mandou os GCMs trancarem as viaturas, entregarem as chaves e ficarem do lado de fora, ao relento.
O GCM citou Falcão ao dar ordens “absurdas” como proibir o uso de celular no trabalho; na “revista geral” em abril, em que “humilhou” a equipe; ao se desentender com a primeira-dama Luzia Aprígio (Podemos), sobre tirar uma base, em maio. Na semana passada, ele acusou uma GCM grávida de “conluio com o crime”, sem provas. Mas Falcão tinha apoio do efetivo. Perdeu pelas atitudes. “[O cargo] Subiu para a cabeça”, avalia o GCM, nesta “Entrevista da Semana”.
***
Troca de subcomandante da GCM de Taboão após vazamento de áudio
GCM Nepomuceno – O [GCM] Estevam assumiu o subcomando. Ele [Rodrigo Falcão] derubou o F. Rodrigues. Porque o F. Rodrigues não quis obedecer uma ordem absurda [de perseguição a colegas]. Ele o exonerou e colocou o Estevam. O Estevam é o cara mais odiado da Guarda, ninguém gosta dele. Ele pôs justamente para “causar”.
Desmandos de Falcão
GCM Nepomuceno – São muitos desmandos. Esta pergunta nos fazemos diariamente: o que ele tem na mão que o Aprígio segura este cara? É um absurdo o que este cara está fazendo. A dona Luzia [primeira-dama e vereadora] não é muito fã dele, não. Até porque no dia em que ele foi lá no [Jardim] Salete com máquinas para tirar a base [da GCM] ligaram para a dona Luzia. Ela foi lá na hora. E falou: “Aqui quem manda ainda é meu marido! Você não vai mexer nesta base!” O negócio foi feio. E não tiraram, a base ficou lá. Então, ela não é fã dele.
Secretário provoca desunião na GCM
GCM Nepomuceno – Está rechada. Está rachada a Guarda.
Reunião com o “tema” Bruno e Marrone (“Durmi na praça”), sobre manter viaturas paradas
GCM Nepomuceno – Naquela reunião [“revista geral” de Falcão com os GCMs em 22 de julho], só postaram o que era interessante [para o secretário]. Não postaram que ele [Falcão] humilhou a [GCM] Eliana [secretária-adjunta]. Que ele humilhou o [GCM] Nascimento. Que ele humilhou o Menoci [comandante da Guarda]. Que ele humilhou o Estevam. Eles são cargos de comando, têm que estar lá na frente com ele. Ele falou: “Vocês são guardas ou são o quê? A Eliana ficou sem chão, não sabia o que fazer. O Menoci já sentiu a ‘paulada’, já foi lá para o meio dos guardas. O Nascimento [também]. Mas a Eliana ficou parada, estática. Depois, ela foi para o fundo. Ela está triste! O Menoci está triste. Está todo mundo assim. Mas não falam nada por medo de retaliação.
Falcão voltou a hostilizar GCMs que atacou
GCM Nepomuceno – E outra: tem áudio em que ele chama de novo os guardas [uma GCM feminina e um GCM masculino] de “punheteiros”, se referindo àquela situação na base [do Intercap] antes de ele assumir como secretário [oficialmente, mas já dizia ocupar a pasta]. [Na reunião] Ele sugeriu que a menina estivesse masturbando outro guarda lá dentro. A menina é casada com outro guarda! Tudo isso ele falou na reunião. Ele falou que não ia aceitar mais o que aconteceu no Intercap – “uma guarda fazendo não sei o que com outro guarda lá dentro”. Mas não apareceu nos áudios [no vídeo], isso eles [o site que gravalou a reunião] cortaram. E ela [CGM] trabalhava numa noite, e ele [marido], em outra noite, porque eles têm um filho pequeno. Ele [Falcão] mandou colocar os dois de dia no expediente. Só para prejudicar. Tudo isso é pura maldade dele. Então, ele age na maldade. A verdade é uma só: o ambiente na Guarda é o pior da história, o ambiente nunca ficou tão ruim como agora.
GCMs decepcionados com secretário
GCM Nepomuceno – Nós estávamos apoiando ele. Eu acreditava que fosse melhorar. Todos os guardas acreditavam. É o primeiro secretário da área. Cara inteligente, cara novo, mente aberta. Só que as atitudes dele mostraram o contrário. E vêm piorando mais.
Explicação para a mudança
GCM Nepomuceno – [O cargo] Subiu para a cabeça. Subiu para a cabeça dele. Ele aparece constantemente em situação crítica. Eu não vou falar drogado ou bêbado porque não vi. Mas toda vez que ele fica mais tarde em Taboão sempre aparece desse jeito. Sempre chamando viatura [para confusões em que se envolve], sempre fazendo “showzinho”. Subiu para a cabeça. A imagem do secretário é a imagem da Guarda. A imagem da Guarda é a minha imagem, e eu não aceito isso. Eu tenho uma história aqui dentro, e não aceito. E os guardas todos estão revoltados.
Romu, Romucam e Patrulha Maria da Penha não apoiam Falcão mais
GCM Nepomuceno – Não, não não! Não apoiam. Aliás, a Romucam já está fora. Eles fizeram uma manifestação entre eles, e chegou no ouvido dele. [Fizeram manifestação] Que iam “tirar o pé”. Tanto que ele cortou, eliminou do grupo da Guarda no WhatsApp sete oito da Romucam. A Romucam não é mais de confiança dele.
Suspensão de extras e férias e proibição de uso de celular no expediente
GCM Nepomuceno – O celular é para não correr o risco de gravar o que ele [Falcão] fala na rede [rádio]. Às vezes ele entra na rede e fala uns absurdos lá. E os caras [GCMs] estão gravando tudo isso. [Que tipo de absurdo?] Por exemplo, trancar as viaturas, e os caras [agentes] ficarem do lado de fora.
Nenhum benefício sobre as viaturas estacionadas
GCM Nepomuceno – Pelo contrário! Temos seis viaturas paradas no… Eu falo setor 1, que é o da BR [rodovia Régis Bittencourt] para o centro. Temos seis ou sete viaturas estacionadas, e a criminalidade continua do mesmo jeito! Ele acha que não, acha que parou. Mas continua. Então não tem por que estar sendo feito isso. Mas ele acha que é certo e faz. Como precisa passar na rede se a viatura [o GCM] vai ao banheiro, vai almoçar e jantar, quando passa no local e não vê a viatura, ele [Falcão] esculacha. Foi o que aconteceu no episódio das chaves.
Pirajuçara não tem patrulhamento das viaturas “de área”
GCM Nepomuceno – Não tem nada, nenhum. Só da Romu [Ronda Ostensiva Municipal, grupo de “elite” da GCM]. Aí fica o município inteiro para a Romu patrulhar. São duas ou três viaturas durante o dia e a noite. Sobrecarrega. Prejudica. Quer dizer, ele está tirando até dez viaturas da rua [somadas com as do serviço burocrático] e deixando só duas ou três – só a Romu patrulha.
Falcão se autopromove sobre vacinação contra covid-19
GCM Nepomuceno – Exatamente. [Na reunião com os GCMs, ele fez a fala de que a GCM teve o primeiro agente a se vacinar contra a covid-19] Como autopromoção. Ele faz para ver o lado dele – “eu sou o secretário, eu que fiz”. Mas na reunião deixaram ele na mão. A informação que tínhamos era de que o prefeito ia. E se o prefeito vai, vai um monte de vereadores atrás. Tanto que tinha um monte de cadeiras lá que eram para as autoridades. E acabou não indo ninguém. Isso ajudou a fazer o que ele fez – se autopromover.
Falcão hostiliza quem elege como adversários
GCM Nepomuceno – [Para os guardas] Ele faz ataques, caluniosos, falando de você [repórter], da [deputada estadual] Analice [Fernandes], do [jornalista] David [da Silva], do ‘seu’ Laércio [Lopes, ex-vice-prefeito]. Ele provoca e depois joga no grupo [da GCM no WhatsApp], ele troca mensagem agressiva e depois joga no grupo. Para mostrar que ele é o “fodão”, como dizendo “está bato de frente com todo mundo, com os caras e ninguém mexe comigo”.
Falcão tem atitudes que envergonham
GCM Nepomuceno – Por ser secretário de Segurança, é vexatório, é vergonhoso o que ele faz. É vexatório um cara com o status dele ir em frente a delegacia bêbado, num bar, e brigar com um policial militar e um policial civil [em 20 de abril deste ano]. Para a corporação e principalmente para a administração [governo municipal], para o prefeito, isso é muito ruim. É muito ruim para a imagem do prefeito. [Sobre ter chamado várias viaturas da GCM após a confusão] Ele faz constantemente isso. Ele vai na Levi de Souza [e Silva – rua de bares ao lado do Cemur, no centro], do jeito que anda sempre à noite, arruma quizumba e depois aciona a Guarda. [Ele tira o patrulhamento das ruas para atender os problemas] Que ele próprio causa. É complicado.
***
OUTRO LADO
Procurada por este portal sobre ter desautorizado Falcão a retirar base da GCM no Jardim Salete e ter dito que não é fã do secretário, a primeira-dama e vereadora Luzia Aprígio não se manifestou.