RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em São Paulo
O prazo para tirar a segunda via do título de eleitor termina nesta quinta-feira (22) – a dez dias das eleições para presidente, senador, deputado federal, governador e deputado estadual. O eleitor que perdeu ou teve o documento extraviado tem até a data para requerer no cartório onde é cadastrado para votar. No local, a pessoa tem o título emitido na hora desde que não tenha pendências com a Justiça Eleitoral, como multa por ausência em eleições.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os documentos necessários para nova emissão do título são: documento oficial de identificação (com informações de nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade); comprovante de residência recente (últimos três meses); e, para pessoas do sexo masculino, documento que comprove a quitação com o serviço militar. Já quem possui pendências precisa regularizar o cadastro e, então, pedir a segunda via.
O eleitor pode, porém, tirar a segunda via do título de forma bem mais simples, pela internet, a qualquer momento, se em dia com a Justiça Eleitoral. Basta acessar a página do TSE, ir à aba “Autoatendimento do Eleitor”, no canto superior direito da tela, depois clicar em “Imprimir o Título Eleitoral” e preencher com as informações pedidas (número do título eleitoral ou CPF ou nome, data de nascimento, nome da mãe e nome do pai ou “não consta”.
Outra opção é recorrer à versão digital do título eleitoral. É só baixar o aplicativo “e-Título” no celular – o TSE recomenda fazer o mais breve possível para evitar “filas virtuais”. Agora, o título não é o único documento que pode ser utilizado no dia da votação – em 2 de outubro e, em caso de segundo turno, no dia 30. Os eleitores também podem usar outro documento com foto, por exemplo, carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte.