ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O prefeito Ney Santos (Republicanos) divulgou um vídeo para se pronunciar sobre o desabamento de um auditório em uma empresa de contêineres em Itapecerica da Serra nesta terça-feira (20), por volta das 9h, que deixou nove mortos, em que diz que “nosso coração está partido” e “não tive cabeça para responder” às mensagens pela data pessoal, quando fazia aniversário. Mas, segundo o VERBO apurou, Ney realizou a comemoração normalmente.
Ney diz no vídeo que “hoje, logo cedo, fui surpreendido com um áudio desesperador”, ao exibir fala da candidata a deputada federal Ely Santos (Republicanos) – “Uma empresa, Ney, desabou aqui, está todo mundo debaixo de tudo. Socorro! Manda o bombeiro!”. “[Era] Da minha irmã Ely Santos pedindo socorro, desesperadamente, mandando a localização de uma empesa. Como eu estava muito próximo, no centro de Embu, cheguei muito rápido”, conta.
Já no local, Ney acionou, conforme diz, “toda a estrutura” da prefeitura de Embu, Secretaria de Saúde, Samu, Defesa Civil, Guarda Municipal, que chegaram “rápido”. “Mas, infelizmente, muitas pessoas vieram a óbito. Muitas pessoas hoje não vão receber seus pais, nas suas casas. Muitos pais não vão receber seus filhos que saíram para trabalhar, mas não voltaram. Hoje o sentimento é de tristeza. Quero dizer a todas as família que somos solidários”, declara.
Ney narra que tanto Ely como o candidato a deputado Jones Donizetti (Solidariedade) – o principal secretário municipal que teve no governo – “estão muito abalados psicologicamente, porque estavam lá, poderiam ser um dessas pessoas que, infelizmente, vieram a óbito”. Ele mostra a imagem de Ely num leito de um pronto-socorro de Embu com expressão de dor e de Jones com a camisa com vestígios que seriam de sangue, no local do acidente.
Além dos mortos, 31 pessoas ficaram feridas no desabamento, três atendidas no local e liberadas e 28 socorridas a hospitais, mas nem Ely nem Jones figuraram na lista. Já diante dos escombros do auditório, Ney gravou um vídeo em que chega a dizer “aí, gente, o livramento que eles tiveram”, ao se referir a Ely, Jones e a equipe de campanha dos dois candidatos, mesmo com a morte de ao menos de três pessoas na primeiras horas e mais seis logo depois.
Na postagem, Ney diz que o auditório “desabou durante uma visita deles [Ely e Jones] à empresa”. Mas não foi uma visita. Ely e Jones realizavam uma reunião de campanha com funcionários da empresa. Vídeos e fotos mostram os dois no espaço diante dos empregados e à frente do monitor com a imagem de ambos como candidatos, passível de crime eleitoral – os funcionários estariam nos setores de trabalho se não tivessem ouvindo promessas eleitorais.
Na publicação, o prefeito diz ainda que, “em respeito a todas as famílias, ao enterro, ao velório de amanhã [quarta-feira], nossa campanha não vai para a rua, até porque nossos candidatos não estão bem psicologicamente”. Depois, ele comentou sobre a ocasião da comemoração natalícia. “Peço desculpas a todos que me mandaram mensagem desejando feliz aniversário, não tive cabeça para responder, pois tem sido um dia muito difícil”, finaliza Ney, 42.
Apesar do discurso de Ney, pessoas próximas ao prefeito encaminharam a este portal foto de Ely deitada sorridente e ao fazer o “v” da vitória, e de uma mesa repleta de comida, preparada após o acidente em Itapecerica, que foi no início da manhã – com a legenda “sushi night”. “Esta é a comemoração no aniversário na casa do prefeito de Embu das Artes, padrinho político dos dois candidatos que estavam envovidos na tragédia”, disse um interlocutor de Ney.
VEJA ‘POST’ DE NEY SOBRE ACIDENTE; DISSE QUE ELY E JONES TIVERAM ‘LIVRAMENTO’ APESAR DE 9 MORTOS