ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em São Lourenço da Serra
A presidente do PT de São Lourenço da Serra, Maria das Dores da Silva Celço, morreu na tarde deste sábado (20) aos 49 anos. Ela estava havia dez meses acamada depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) severo que a deixou paralisada do pescoço para baixo, em outubro do ano passado. Foi socorrida ao Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS). Depois, a paciente acabou contraindo uma bactéria, que, porém, foi tratada durante a internação.
Nascida em Castilho (SP), Das Dores, como chamada entre membros do PT, era uma figura histórica – e aguerrida – do partido. Professora (do ensino médio), ela foi candidata a vereadora de São Lourenço nas últimas quatro eleições, desde 2008, sem se eleger – no pleito em 2020, obteve o melhor resultado, 67 votos (ante 399 do mais votado). Procurado pelo VERBO, o HGIS entrou em contato com a família, que esclareceu à reportagem sobre a internação.
O professor José Reinaldo Morais ressaltou que Das Dores “muito contribuiu para a emancipação de São Loureço da Serra”. O dirigente do PT Irineu Casemiro divulgou nota de pesar. “Ela foi uma companheira combativa, guerreira e lutadora contra qualquer tipo de injustiça cometida contra as trabalhadoras (es). Nossos sentimentos aos familiares, parentes e amigos. Das Dores presente!”, postou. Informações sobre velório e sepultamento não foram divulgadas.
*
CORREÇÃO – Diferentemente do publicado, com base em relato do PT (Partido dos Trabalhadores), Das Dores sofreu quadro de paralisia devido propriamente ao AVC, e não por ter contraído uma bactéria, e não tinha diabetes nem ficou cega. Quanto à menção de que era nascida no território de São Lourenço da Serra, o dado consta em registros da Justiça Eleitoral. As informações corretas já estão da reportagem. Pelo erro, este portal pede desculpas à família.