RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
A Prefeitura de Taboão da Serra inicia neste sábado (20) a aplicação da quarta dose contra a covid-19 em munícipes com 25 anos ou mais. As 13 unidades básicas de saúde estarão abertas, das 8h às 16h. É que as UBSs vão funcionar para o chamado “mutirão de consultas e vacinas”, que visa ampliar o número de atendimentos entre os moradores sem a necessidade de agendamento, além de atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes.
Para receber a quarta aplicação, os moradores a partir de 25 anos devem ter recebido a terceira dose contra covid-19 há pelo menos quatro meses, e precisam apresentar documento com foto, cartão do SUS e cartões que comprovem a aplicação das doses anteriores. Será usado o imunizante que estiver disponível na UBS, conforme orientação do governo do Estado. Após a ação deste sábado, a vacinação seguirá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Além da vacinação contra covid-19 a partir de 5 anos, o sábado será o “Dia D” da campanha nacional contra poliomielite e outras doenças, para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Para participar da campanha é necessário apresentar carteira de vacinação e cartão do SUS. “Manter as vacinação em dia é uma das principais formas que temos hoje de prevenir doenças”, ressalta o secretário José Alberto Tarifa (Saúde).
Para imunizar as crianças, estão disponíveis vacinas contra: hepatite A e B; penta (DTP/Hib/Hep B), pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); febre amarela; tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba); tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (papilomavírus humano).
Para a proteção dos adolescentes, os imunizantes são: HPV; dT (dupla adulto); febre amarela; tríplice viral; hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). “Se não fosse a vacinação, muitas vidas poderiam ter sido perdidas ou mesmo comprometidas. Não deixe de vacinar seu filho. Compareça em uma das nossas 13 UBSs e atualize a caderneta de vacinação”, orienta Tarifa, ao lembrar que a poliomielite está eliminada no Brasil desde os anos 1990.
SERVIÇO
Vacinação contra covid-19, poliomielite e outras doenças
Neste sábado/”Dia D” (20), nas 13 UBSs de Taboão da Serra, das 8h às 16h
De segunda a sexta-feira, nas 13 UBSs, também das 8h às 16h