Governo Nakano pede apoio da OAB para combater ocupações irregulares em Itapecerica

Especial para o VERBO ONLINE

Léo se reúne com a presidente da OAB de Itapecerica, Talita de Moraes, para pedir ajuda para combater ocupações irregulares, 'que afligem o município' | PMIS

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

Representando o prefeito Francisco Nakano (PL), o secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, Léo Novais, esteve na quinta-feira (11) na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no município para, segundo a gestão, “buscar apoio para coibir ocupações irregulares que vêm afligindo o município”, com devastação da mata atlântica e aterramento de nascentes. Léo se reuniu com a presidente da 86ª Subseção da Ordem, Talita de Moraes.

Segundo o governo, em conversa com Talita, o secretário manifestou preocupação com o avanço das ocupações e empreendimentos ilegais que vem causando danos a áreas ambientalmente protegidas no município. Léo destacou a necessidade da atuação em conjunto do poder público, incluídos o Judiciário e as forças de segurança, por conta dos limitados recursos materiais e humanos da prefeitura frente à crescente pressão dos loteamentos clandestinos.

Léo observou que os empreendimentos ilegais são “por diversas vezes criminosos”, “principalmente nas áreas mais sensíveis à ocupação desordenada”. Ele reforçou o pedido de apoio à OAB para a ampliação das ações de fiscalização. A secretaria também esteve na Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para estreitar o diálogo entre os órgãos “a fim de impedir os atos infracionais”. Itapecerica tem 100% do território em área de preservação.

Nas rede sociais, moradores criticam a inércia do governo Nakano em frear as invasões mata adentro. “Piqueri tem barulho de motosserra diariamente. O que está sendo feito [?] Vista grossa?”, cobrou Odete Monteiro, sobre o bairro da Lagoa. “E o departamento jurídico e o de fiscalização da prefeitura? O que estão fazendo?”, questionou Mauricio Bianchi. A ONG Preservar Itapecerica tem denunciado o avanço das ocupações irregulares e do desmatamento ilegal.

comentários

>