Secretário de Segurança de Aprígio faz ataques homofóbicos a GCM do canal ‘Azul Marinho’

Especial para o VERBO ONLINE

Falcão faz ataque homofóbico contra GCM Eliel Miranda, do canal 'Azul Marinho', que reage às ofensas do secretário de Segurança em vídeo ao VERBO | Divulgação

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O secretário de Segurança do prefeito Aprígio (Podemos), Rodrigo Falcão, fez ataques homofóbicos contra Eliel Miranda, do canal “Azul Marinho”, voltado às Guardas Civis Municipais no Brasil, após o youtuber criticar – com base em reportagem do VERBO – as proibições que baixou aos GCMs de Taboão da Serra. Falcão tem direito a contestar qualquer expressão de opinião, mas resolveu apelar com insultos de cunho sexual, inclusive com alusão a este portal.

Após o vazamento de um áudio da ordem que deu para os GCMs em plantão na noite de 31 de julho trancarem as viaturas e ficarem do lado de fora ao relento, Falcão fez uma “represália”, segundo membros da secretaria, e suspendeu férias, licença-prêmio e plantão extra aos agentes e ainda os proibiu de portar e usar celular no serviço. Em vídeo no canal no Youtube na segunda-feira (8), Eliel criticou as medidas, principalmente quanto ao aparelho.

Eliel se ateve ao item e leu o documento, revelado por este portal. “‘Informo a todos os GCMs que está terminantemente proibido o porte e uso de celular particular durante o expediente de serviço’. Imagine, todas as possibilidades que temos hoje de aplicativos, de consultas que fazemos com celular. Mas está proibido. É realmente algo nunca visto. Se ele quer disciplinar o uso, é uma situação. Agora, proibir porte é bem complexo mesmo”, criticou.

No início da tarde de segunda, Falcão gravou um áudio para Eliel e partiu para o ataque, com clara intenção de desqualificar o youtuber. “Irmão, já não é a primeira vez que você pega o meu nome e começa a falar um monte de ‘groselha’, gravar no Youtube. Desta vez passou da conta. Porra, mano, quem é você na porra da segurança pública aqui neste município que eu tomo conta para opinar alguma coisa, tio, o que você conhece daqui?”, começou.

Em seguida, o secretário fez as ofensas homofóbicas, ao se referir a este portal. “Ou você tem contato homossexual com um cara de algum jornal, alguma coisa, porque você não pergunta a versão dos outros que você cita o nome e já vai falando bosta da sua boca. […] Você não é um cara apaixonado [pela segurança pública]. Do jeito que você está agindo comigo, é diferente. O que você quer que eu faça com você? Me fala. Você quer que eu te coma?”, disse.

Falcão prosseguiu no insulto. “Eu não te comer, que eu não sou viado, eu não tenho tempo a perder com você, entendeu? E você então para de citar a fonte, ‘ah, me disseram, me disseram, me disseram’. Quando você fala isso, não está fazendo jornalismo nem política, está fazendo fofoca. É essa sua cara, ser fofoqueiro? Além de ser um ignorante juridicamente? Me liga, vê se é macho mesmo”, falou, de dentro da Secretaria de Segurança de Taboão.

O próprio Falcão – conhecido pela vaidade e por gostar de holofotes – filmou a gravação do áudio e transmitiu a colegas. Um GCM enviou o vídeo para este portal. “[Ele compartilhou] Em um grupo que tem vários órgãos de segurança pública. É um grupo dele”, disse o agente. No dia seguinte, na terça-feira (9), ao ser procurado sobre ter recuado na proibição de plantão extra, ele mandou para este veículo. “O VERBO já recebeu”, disse a reportagem.

Eliel fez novo vídeo contra as ofensas de Falcão. “Senhor prefeito Aprígio, valorize os guardas municipais de Taboão da Serra. Nós precisamos de um secretário de Segurança que seja guarda municipal, que entenda das dores dos irmãos guardas e, acima de tudo, que saiba o que segurança pública municipal. […] Não é possível que o senhor prefeito continue olhando o que está acontecendo na secretaria, com ordens absurdas, e não intervenha”, disse.

Eliel, que é GCM e vereador no interior de São Paulo, deu resposta direta a Falcão. “Na 4ª série, se brigassem comigo, eu já relevaria. Imagine agora, que tenho 40 anos e trabalho como vereador, defendendo os direitos dos guardas, e há 16 anos combato a criminalidade na rua. Não adianta me ameaçar, de falar para eu parar de intervir por esses guardas. Omissão é cumplicidade, e jamais vou ser cúmplice com os absurdos em Taboão da Serra”, declarou.

Este portal procurou Eliel para também falar sobre os ataques de Falcão. “Quer em vídeo?”, disse. Ele gravou. “Eu tive contato com o que está acontecendo em Taboão da Serra pelo VERBO ONLINE e fiz uma matéria. O secretário ficou muito bravo, começou a falar sobre minha pessoa. Já tomei as devidas medidas, já foi para o jurídico. Na democracia, você tem toda liberdade para expressar opinião, mas uma vez que extrapole vai ser responsabilizado”, diz, no vídeo.

Posteriormente, Eliel sofreu outros ataques do secretário, ainda mais graves, em reservado. Após transmitir o vídeo da gravação que mandou ao youtuber no grupo, Falcão ainda disse – em áudio obtido por este portal: “Covarde do caralho este cara. Pau no cu, ele quer fazer política. […] Desafio ele vir aqui, falar na minha cara. Quando veio, pareceu uma puta! Um viado!” Nesta quarta, Eliel veio a Taboão e fez denúncia contra Falcão na Delegacia Seccional.

OUÇA FALCÃO FAZER ATAQUE HOMOFÓBICO A ELIEL APÓS YOUTUBER CRITICAR ORDENS NA GCM DE TABOÃO

APÓS COMPARTILHAR GRAVAÇÃO DO ÁUDIO A ELIEL, FALCÃO FAZ NOVO ATAQUE AO GCM NO GRUPO

ELIEL MIRANDA, DO CANAL ‘AZUL MARINHO’, RESPONDE A FALCÃO APÓS ÁUDIO COM ATAQUE HOMOFÓBICO

Vídeo – Canal ‘Azul Marinho’

AINDA EM RESPOSTA A ATAQUES HOMOFÓBICOS DE FALCÃO, ELIEL GRAVA VÍDEO EXCLUSIVO AO VERBO

comentários

>