Educação Ambiental de Itapecerica implanta projeto ‘Horta nas Escolas’ no Jd. Montesano

Especial para o VERBO ONLINE

Plantio de hortaliças na E.E. Jd. Montesano, pelo projeto 'Horta nas Escolas', desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente; aluno participa da iniciativa | PMIS

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

A Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento de Itapecerica da Serra implantou o projeto “Horta nas Escolas”, na Escola Estadual Jardim Montesano, durante julho. Além dos objetivos específicos, como mudança de hábito, alimentação saudável, produção orgânica, entre outros, a ação busca “o desenvolvimento sustentável, aproximação com a responsabilidade ambiental e a formação de indivíduos conscientes, críticos e atuantes”, segundo a pasta.

A ação foi realizada pelo Departamento de Educação Ambiental, da secretaria, e teve o apoio e auxílio das professoras Géssica Pio das Neves Oliveira e Priscila Gomes Santiago e dos alunos do 2º ano do ensino médio. Durante o momento de desfrutar das hortaliças que foram plantadas e cultivadas, o coordenador pedagógico Fábio de Jesus Libarino destacou a importância da participação de todos nas atividades propostas pelo projeto.

A aluna Olga Cristina disse que o “Horto nas Escolas” ajudou a descobrir o processo de plantio. “Antes eu não sabia que era necessário colocar restos de alimentos para o fortalecimento do solo. Mexer com a terra realmente reduz o estresse, e todos que sofrem com a ansiedade deveriam participar dessa experiência”, observou. O aluno Wellington Souza disse que o projeto “traz paz interior”. “Estimula o trabalho, a calma e a atenção dos participantes”, falou

O diretor Reginaldo Carlos avaliou que o projeto proporcionou “a evolução da comunicação” e alunos “mais responsáveis”. A vice-diretora Selma Pio destacou que um jovem disse que, com o manuseio na horta, “melhorou no comprometimento com as atividades”. “A ação agregou na interatividade e na conscientização dos alunos em cuidar da horta como participantes e como comunidade”, celebrou a agente de organização escolar Priscila Machado.

comentários

>