Em Itapecerica, Centro Espiritual Inzo Tumbansi tem tombamento aprovado pelo Condephaat

Especial para o VERBO ONLINE

Centro Espiritual Inzo Tumbansi (terreiro de candomblé), no Recreio Campestre, que teve tombamento como patrimônio estadual aprovado pelo Condephaat | PMIS

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), órgão da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, aprovou o tombamento do Centro Espiritual Inzo Tumbansi, em Itapecerica da Serra. O terreiro de candomblé na cidade, na definição da prefeitura, é um “espaço de vivências de saberes e fazeres ancestrais” e se destaca na luta por políticas em defesa da cultura africana, que marca a população brasileira.

O Condephaat tem a função de proteger, valorizar e divulgar o patrimônio cultural no Estado. Declara como espaços (físicos ou não) protegidos – contra destruição, por exemplo – bens móveis, imóveis, edificações, monumentos, bairros, núcleos históricos, áreas naturais e bens imateriais. A próxima etapa do processo de reconhecimento do Inzo Tumbansi como patrimônio estadual é a ratificação da decisão como definitiva pelo próprio conselho do órgão.

De qualquer forma, segundo a prefeitura, o Inzo Tumbansi, que fica no bairro Recreio Campestre, já está sob a proteção da lei de tombamento. O secretário municipal de Turismo, Gerson Lazarin, parabenizou os responsáveis pelo espaço espiritual, especialmente o líder Walmir Damasceno, pela conquista do tombamento histórico. “O Centro Inzo Tumbansi está sinalizado no novo mapa turístico da cidade e merece esse reconhecimento”, declarou Lazarin.

comentários

>