Alex Macedo se lança candidato a deputado federal pelo União Brasil e fala em ‘cuidar de gente’

Especial para o VERBO ONLINE

O candidato a deputado federal Alex Macedo, de Embu das Artes, oficializado pelo União Brasil, ao lado do presidente da Câmara de SP, Milton Leite | Divulgação

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O ex-policial e ex-chefe de departamento de Embu das Artes Alex Macedo teve oficializada no último dia 21 de julho a candidatura a deputado federal pelo União Brasil (fusão dos partidos DEM e PSL). Alex foi presidente do PSD de Embu, mas deixou o partido em 2020 após o ex-prefeito Chico Brito “entregar” a sigla para apoiar a reeleição do prefeito Ney Santos (Republicanos). Depois, até abril deste ano, presidiu o PSDB na cidade, também na oposição.

Alex foi investigador da Polícia Civil. Ele teria sido desligado, mas afirma que deixou a instituição policial. “Me afastei em 2009 para ir para a prefeitura a convite do Chico. E me desliguei definitivamente em 2014”, disse ao VERBO. Ele foi diretor de Esportes do governo Chico (2009-2016). Mas, ao contrário do “mentor”, que apoiou a eleição e reeleição de Ney, Alex trilhou caminho oposto e em 2020 declarou que Ney “não merece continuar governando nossa cidade”.

“Não apoiaremos a reeleição do prefeito Ney Santos, ou qualquer nome relacionado ao seu grupo político. A executiva discutiu possíveis apoios e decidiu por unanimidade que o atual governo, nestes três anos, não cumpriu promessas de campanha e não avançou em algumas áreas, como saúde e infraestrutura, e não permitiu a independência do Legislativo como órgão fiscalizador”, disse o então presidente municipal do PSD à reportagem.

Questionado por este portal sobre a razão para se lançar a deputado federal, Alex reafirmou se contrapor ao prefeito e também à polarização de Ney contra o maior rival. “Recebi o convite do presidente da Câmara de São Paulo, Milton Leite, para construir o projeto regional do União Brasil aqui no Conisud [oito cidades da região], e consolidar através da minha candidatura uma posição política em contraponto ao desgoverno Ney Santos e ao PT”, argumentou.

Alex fala em receptividade à decisão de disputar o cargo eletivo, pela primeira vez. “A minha expectativa foi superada em muito o projeto inicial, em que focaríamos somente Embu das Artes. Os apoios cresceram muito e hoje tenho apoiadores em toda a região do Conisud e em São Paulo, principalmente na divisa”, disse. Ao se filiar ao União Brasil, porém, ele disse ter “um projeto para cidade [Embu] muito forte em 2024”, que seria candidatura própria a prefeito.

Alex diz que direcionará o mandato, se eleito, aos cidadãos que mais sentiram os reflexos sociais e econômicos da crise sanitária decorrente da covid-19. “O principal diferencial da minha candidatura é que estamos construindo um projeto político novo, com foco nas pessoas, principalmente as mulheres e os jovens, que mais sofreram e estão sofrendo nesse [período de] pós pandemia. Quero focar minha atuação política em cuidar de gente”, declarou.

comentários

>