ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Uma família teve o carro furtado no estacionamento de uma lanchonete às margens da rodovia Régis Bittencourt, no Intercap, em Taboão da Serra. O crime foi na noite de quarta-feira (22), por volta de 22h30, apurou o VERBO. Uma câmera de segurança registrou a ação. Diante do Esfiha Mix (ao lado da passarela de acesso ao shopping da cidade), o criminoso ficou encostado na porta do Voyage City preto. Depois, ele forçou até conseguir abrir e levou o veículo.
O policiamento na área cabe à 4ª Companhia do 36º Batalhão da Polícia Militar. Já a Secretaria de Segurança de Taboão mantém as viaturas da Guarda Civil Municipal estacionadas em algumas vias e não patrulha a região. A “filosofia” do secretário Rodrigo Falcão recebe críticas de moradores e gera insatisfação entre GCMs. A viatura mais próxima do local do furto estava na avenida Vida Nova, a 2,5 quilômetros de distância e no outro lado da rodovia.
Taboão registrou 41 furtos de veículos em junho, o mesmo número no mês do ano passado, não teve melhora. No primeiro semestre, o quadro é pior. O município teve 284 ocorrências do delito, ante 265 de janeiro a junho de 2021, alta de 7%. O total de casos representa três veículos levados pelos ladrões a cada dois dias na cidade, como o que ocorreu diante da esfiharia, considerando somente os sem emprego de violência, com as vítimas não presentes.
Já os roubos de veículos (subtração com uso de arma, em geral de fogo) dispararam 64% em junho, com 23 registros contra 14 no mesmo mês de 2021. Considerando os dois crimes, 401 veículos foram levados pelos criminosos em Taboão nos primeiros seis meses (117 roubos e 284 furtos). No mesmo período do ano passado, foram 400 carros e motos subtraídos (135 roubos e 265 furtos). Ou seja, os crimes patrimoniais mais graves não caíram na cidade.
VEJA VÍDEO EM QUE CRIMINOSO FURTA CARRO NA 4ª-FEIRA EM FRENTE A ESFIHARIA NO INTERCAP EM TABOÃO