ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em São Paulo
O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (14) recomendação para as pessoas que iniciaram o esquema vacinal contra a covid-19 com a vacina da Janssen, para continuarem com o processo de imunização. Na região, uma parcela pequena da população recebeu a dose única, ou seja, da Janssen. Por exemplo, Taboão da Serra teve 7.924 moradores que receberam o imunizante, entre 677 mil doses aplicadas. Itapecerica da Serra, 4.314 entre 395 mil.
Segundo o ministério, a vacina da Janssen deve ser aplicada quatro vezes: dose única inicial, seguida da primeira, da segunda e da terceira dose de reforço. A primeira dose de reforço do imunizante deve ser recebida entre 2 e 6 meses após a dose única, com o mesmo imunizante. Já a segunda aplicação de reforço deve ser feita 4 meses depois da primeira dose de reforço. Nesse caso, podem ser usadas as vacinas da Pfizer, Astrazeneca ou da própria Janssen.
Segundo ministério, pessoas com idade superior a 40 anos podem tomar o terceiro reforço, que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo. Nesses casos, a recomendação é que também sejam usadas as vacinas Astrazeneca, Pfizer ou Janssen. “É importante ressaltar que esse esquema é recomendado apenas para quem iniciou a vacinação contra a covid-19 com a Janssen, ou seja, tomou a dose única do imunizante”, informa a pasta.
“As pessoas que começaram o esquema vacinal (primeira e segunda dose) com outros imunizantes e se vacinaram com a Janssen como dose de reforço não se encaixam nessas recomendações”, completa o ministério. Portanto, o esquema vacinal completo da Janssen é composto de dose única inicial + doses de reforço, dependendo da faixa etária. Se está na hora de tomar a dose de reforço, e o indivíduo ainda não tomou, não está totalmente imunizado.