Em derrota de Aprígio, Buscarini rejeita gestão e decide apoiar Daniel a deputado

Especial para o VERBO ONLINE

Vice-prefeito Buscarini (PSD), que decidiu apoiar o pré-candidato a deputado estadual Daniel Bogalho, em reprovação ao governo do prefeito Aprígio | TF/Divulgação

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O vice-prefeito de Taboão da Serra, José Vicente Buscarini (PSD), decidiu apoiar o pré-candidato a deputado estadual Daniel Bogalho (Republicanos) nas eleições de outubro, em derrota política para Aprígio (Podemos). O prefeito vai ver o vice pedir voto para o grande rival nas eleições de 2020, contra quem disputaram o segundo turno. Na prática, Buscarini reprova o governo Aprígio e rejeita o postulante apoiado pelo prefeito, Eduardo Nóbrega (Podemos).

Buscarini foi “escorraçado” do governo há nove meses, por Aprígio, que “inventou” a história de que o companheiro de chapa articulava para tomar a cadeira de prefeito, o que nunca provou. Desde o episódio, o vice aventava sair candidato a deputado neste ano, mas com mais frequência passou a fazer falas “simpáticas” a Daniel. Ao contrário de Aprígio, que desqualifica adversários, ele já falou que Daniel venceu o primeiro turno a prefeito e “merece respeito”.

Humilhado ao ser exposto diante de vereadores e secretários ao ser acusado de conspirar contra o governo sem qualquer evidência, com a mulher, então secretária, também “convocada” para presenciar o “linchamento” moral, Buscarini passou a responder à altura ao dizer que Aprígio é “mentiroso”, “mau caráter” e não sabe ser prefeito. Mas não desabonava Nóbrega, ao dizer que não o apoiaria a deputado estadual por não ser procurado para conversa.

Até Nóbrega – com fama de ser “desleal” e “falar demais” – “escorregar” na retórica ao atacar Buscarini, no afã de defender o “chefe”. Em evento que era para ser uma ação social, mas virou um ato político e palanque para ter visibilidade na despedida da chefia da Secretaria de Manutenção, em março, Nóbrega acusou Buscarini de chamar Aprígio de “medíocre” por “preconceito”, por ser nordestino. Mas Buscarini nunca evocou a origem do prefeito.

Buscarini reagiu em alta fervura, inclusive ao se referir à percepção no meio político de que o detrator tentava se passar como titular do posto que ocupa por mandato. Disse que Nóbrega conseguiu ser o primeiro vice-prefeito “biônico” de Taboão da Serra e é o “maior estelionato político” da cidade. Ele pediu ainda à população que avalie se Nóbrega merece ser vitorioso nas eleições neste ano, em outra forma de dizer para negar o voto ao oponente.

Buscarini ainda não divulgou publicamente o apoio a Daniel, embora correligionários do pré-candidato já festejem e felicitem o vice. Ele, porém, já se decidiu. Conforme o VERBO apurou, o vice fechou a adesão em reunião com Daniel nesta terça-feira (21). Ele já vinha conversando com o novo aliado há algumas semanas, mas agora bateu o martelo. Procurado, Buscarini preferiu o silêncio por ora. Ambos planejam um ato nos próximos dias para anunciar a aliança.

comentários

>