ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O prefeito Aprígio (Podemos) emprega na prefeitura de Taboão da Serra a mulher de um parlamentar de um município a mais de 35 quilômetros de distância, São Lourenço da Serra. A “agraciada” com o cargo é Lenira de Lima Araújo, casada com o vereador Ceará Pança (Republicanos) – cujo nome civil é Antonio de Assis Araújo -, notório aliado de Aprígio. Segundo denúncia, Pança ainda usa carro oficial para buscar a esposa nomeada em Taboão.
A folha de pagamento da prefeitura registra o nome da mulher de Pança. Posta na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (chefiada pelo “neoaprigiano” Wanderley Bressan), Lenira ocupa o cargo de assistente técnica II, apesar de possuir só o ensino fundamental. Ela é contratada sob o regime “comissão (pessoal externo)”, tido como subterfúgio para evitar comprovação de frequência. Recebe R$ 2,3 mil, mas indicados “políticos” contam com gratificações.
Lenira foi nomeada em 14 de março deste ano. Curiosamente, ela ganhou o cargo quatro dias depois de o marido conceder o título de “Cidadã São-Lourençana” a Luzia Aprígio (Podemos). À época, indagado pelo VERBO sobre a justificativa para homenagear a mulher de Aprígio, Pança se perturbou. “Nada a declarar. Entra no site da Câmara, lá está [sic] os links ao vivo, até porque não conheço Vossa Excelência”, disse. O “interesse” explicaria a reação.
Pança é aliado de Aprígio desde pelo menos 2014, quando pediu voto no então candidato a deputado federal em troca de apoio a festa do Dia das Mães que promove. A princípio, teria concedido o título a Luzia pela ajuda para ações assistencialistas. Ele teria “renovado” o pedido para dar a honraria, o cargo para a mulher. Já Aprígio teria fechado apoio de Pança ao pré-candidato a deputado estadual que apoia, o ex-auxiliar Eduardo Nóbrega (Podemos).
A “bandalheira” tem capítulo à parte. Fotos enviadas a este portal, feitas há cerca de 15 dias, mostram um carro oficial da Câmara de São Lourenço (Toyota “Etios” preto com placa preta com a numeração “002”) em frente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a mulher do vereador ao entrar no veículo, ao sair da sede da pasta – usada como “cabide de emprego” sob Aprígio. “Pelas 16h30, o motorista ou o Ceará busca a mulher todo dia”, diz o denunciante.
OUTRO LADO
Questionado – via Secretaria de Comunicação – qual a justificativa para ter nomeado a mulher de um vereador de São Lourenço, Aprígio não respondeu. Indagada sobre o uso de carro oficial como “carona” para esposa de Pança, a Câmara de São Lourenço foi sucinta. “Esta Casa de Leis irá apurar os fatos narrados”, disse o presidente Gerson de Camargo (PSDB). Pança não respondeu a mensagem de texto. A reportagem telefonou. Ele atendeu, mas desligou.
PREFEITURA DE TABOÃO REGISTRA MULHER DE PANÇA NA FOLHA DE PAGAMENTO; NOMEADA E VEREADOR
RELEMBRE Luzia Aprígio recebe título de ‘Cidadã São-Lourençana’, mas vereador não aponta mérito
E NOBRE PREFEITO APRIGIO CADA DIA O SR. ME ENVERGONHA, POR TER APOIADO E VOTADO NO SR., TABOÃO ESTA ABANDONADO. SEU POVO ESTA A MINGUA OBRAS PARADAS RUAS ESBURACADAS TRANSITO DOIDO POIS O SEU AGENTES SO SABEM MULTAR E NÃO ORGANIZAR NADA. SOS TABOÃO BUSCARINE ACORDA BORA DERRUBAR O PREFEITO E ASSUMIR A PREFEITURA POR AMOR AO SEU POVO. QUE DEUS NOS GUIE E LIVRE NOS DESSES POLITICOS QUE NÃO FAZEM NADA PELO POVO SOFRIDO DE TABOÃO.