Nakano não respeita os vereadores e faz governo ‘ruim, que atrasa as coisas’, afirma Irmã Rose

Especial para o VERBO ONLINE

Nakano (PL) e Irmã Rose (Republicanos); vereadora acusa prefeito de perseguição a ONG que mantém; Nakano nega demissão de aliados de Irmã Rose | Divulgação

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

O prefeito Francisco Nakano (PL) “não respeita os vereadores” e o governo é “ruim”, diz a vereadora Irmã Rose (Republicanos). Entre os 12 membros da Câmara Municipal (11 homens), ela se declara a única de oposição à gestão após rompimento com Nakano há apenas dois meses. Irmã Rose compôs a base do prefeito no Legislativo por um ano e quatro meses, com cargos no Executivo, mas com a “desavença” teve, segundo ela, os apoiadores exonerados.

Irmã Rose relata que “perdeu o pessoal que trabalhava comigo” em consequência do desrespeito do prefeito. “Foi quando rompi com o Dr. Nakano. Houve um rompimento verdadeiro, rompimento mesmo. Eu não sou mais governo, não faço questão nenhuma de participar de nada que o governo esteja participando. Sofremos muito ali, o Dr. Nakano não respeita os vereadores como autoridade. E comigo houve algumas desavenças e chegou no limite”, diz.

A vereadora diz que reforçou a posição com a mobilização dos servidores por reposição integral da inflação, de 10,67%. “Quando eu rompi, o sindicato fez a greve, e a maioria dos funcionários são meus amigos. A gente fez uma caminhada junto. Eu fiz parte do Conselho de Saúde do Crispim, sempre participei, foram 12 anos participando direto, mesmo quando não estava eleita. […] Quando apareceu [o movimento], eu fui para cima”, comenta.

Nakano só aceita pagar reajuste de 3% ao funcionalismo de Itapecerica. O prefeito chegou a enviar projeto de lei à Câmara para conceder o pequeno percentual, mas a proposta foi rejeitada pelos vereadores por unanimidade. “Agora, o sindicato ‘judicializou’, vai para a Justiça. Ele vai ter pagar integral, vai demorar um pouquinho, mas vai ter que pagar o 10,74% da inflação. É só aguardar. Mas vem com juros e correção monetária”, afirma a vereadora.

“Tem muita coisa ainda para a gente cobrar. Eu ando cobrando muito, quero saber onde está o dinheiro público, porque é muito dinheiro que rola. E estou aqui como a única mulher crente e opositora ao governo do Dr. Nakano”, declara Irmã Rose. Na Câmara, segundo apurou a reportagem, o vereador Fabio Santana (PT) teria uma postura de oposição, mas como “parceiro”. Questionado sobre a relação com o Executivo, o petista permaneceu em silêncio.

“Eu não sou parceira mais do governo. Eu sou oposição de verdade. Sem acordos, sem cargos, sem nada! Ele tirou tudo o que eu tinha na minha associação, o trabalho que a prefeitura traz para as ONGs. No ano passado, quando entrou no governo, ele denunciou a minha própria ONG [em favor da causa animal]. São vários casos. É muita coisa, foi um ano e quatro meses [como governo]. Tem dois meses que me tornei oposição”, declara Irmã Rose.

No último dia 6, em um vídeo, Irmã Rose criticou o prefeito pela demora da castração gratuita de animais. “O meu papel é trazer a emenda parlamentar, e já fiz, com excelência. A deputada estadual Analice Fernandes mandou para Itapecerica da Serra uma emenda de R$ 207 mil. Vamos castrar 1.800 animais. O dinheiro já chegou para a prefeitura […] A castração gratuita não chegou ainda porque o nosso governo é muito ruim, atrasa muito as coisas”, disparou.

OUTRO LADO
Questionado pela reportagem sobre a afirmação de Irmã Rose de que não respeita os vereadores de Itapecerica como autoridade e a informação de que exonerou os apoiadores da vereadora da prefeitura, Nakano só respondeu uma semana depois, na última quarta-feira (15). Ele contestou Irmã Rose e disse que os livre-nomeados não foram dispensados. “Os nomeados se mantêm. Acho que ela que falta o respeito com ela mesma”, declarou Nakano.

comentários

  • Vi um PS CENTRAL de ITAPECERICA a CIDADE NATUREZA SEM SAÚDE. com um total descaso da prefeitura, banheiros sujos, cadeira de roda danificadas, cadeira/poltronas de aguardo de atendimento sem assentos. e bota aguardo nisso 2 medicos e inumeros pacientes para atender. faltando de tudo na enfermaria/sutura. será que nenhum munícipe vê isso e não denuncia. fica aqui o meu relato e convite ao Sr. Prefeito Nakano a ir ao PS CENTRAL ver de perto o absurdo que o povo que lhe elegeu passa por falta de recurso repassado pois o gov. federal envia e pq não chega?

  • >