ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O governo Aprígio (Podemos) fez moradores matriculados em outra unidade básica de saúde enfrentarem sufoco para marcar uma simples consulta médica. Depois dos usuários do posto Suiná, os pacientes da UBS Silvio Sampaio (região do Jardim Leme) sofreram nesta quarta-feira (15) para agendar atendimento com clínico ao ter que enfrentar longa fila ainda de madrugada por causa do número limitado de vagas – e ainda levaram “advertência” da gestão.
O jornalista David da Silva revelou o novo suplício por que os moradores que precisam da rede municipal de saúde passam sob a gestão Aprígio. “UBS Sílvio Sampaio só agenda consultas uma vez a cada 30 dias, no dia 15 de cada mês. Fila começa às 5h da manhã”, publicou em uma rede social ao mostrar usuários à espera de atendimento. Ele postou ainda que um morador tinha a “senha para marcação de consulta”, distribuída pela UBS, de número 139.
Como se cobrassem favor, as pessoas ainda são ameaçadas – “saiu da fila, perdeu a vez!”. “São obrigadas a ficar em pé por longas horas até a unidade abrir. E ameçadas de perder a vez, caso saiam para tomar um café, ir ao banheiro etc”, observou David. O Sílvio Sampaio foi onde Aprígio morou primeiro em Taboão, mas nem o bairro é “poupado” do descaso. “Pior é o povo memória curta, ‘capaz’ de reeleger esse ‘incapaz'”, criticou a moradora Juci Terto.
Na UBS Suiná, que faz “divisa” de território com a do Sílvio Sampaio, os moradores enfrentam o mesmo transtorno. No dia 6, uma usuária gravou um vídeo que mostrava a fila que se iniciava diante da UBS e descia a rua Albano Leite da Fonseca à perda de vista. “Manda aí para a Secretaria da Saúde. Pouca vergonha”, reclamou, na escuridão da madrugada. Na segunda anterior, outra paciente relatou situação pior – além de pegar fila, não conseguiu a consulta.
REFORMA
A UBS Sílvio Sampaio passa por reforma, após “chover dentro da unidade”, segundo usuários, no início do ano. O governo municipal anunciou o término neste mês, mas o cronograma não deve ser cumprido. “Aprígio contratou a reforma da UBS Sílvio Sampaio em 19 de janeiro por R$ 218.196,67. A UBS está até agora em obras”, aponta David em outra postagem. Segundo a própria gestão, apesar de contratado em janeiro, o serviço começou somente em março.
RELEMBRE
– Aprígio faz usuários de UBS enfrentarem fila na madrugada para marcar consulta
– Após goteiras, UBS Sílvio Sampaio, em Taboão, passa por reforma; prazo para conclusão é junho