ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra
Após 2020 e 2021 sem realização devido à pandemia da covid-19, o tapete de Corpus Christi voltará a ser preparado na quinta-feira (16) em Itapecerica da Serra. Neste ano, fiéis e voluntários vão produzir 44 quadros, com serragem, areia e pedrinhas dolomitas, entre outros itens, no entorno do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, no largo da Matriz (centro). No município, a tradição dos tapetes acontece desde a década de 1950.
A montagem do tapete será realizada a partir das 4 horas da manhã, com material fornecido pela prefeitura e ajuda também de colaboradores das secretarias da administração, segundo o governo. Na escadaria da igreja, a missa acontecerá às 15h, seguida da procissão. “Venha participar da festa de Corpus Christi no dia 16 de junho na praça da Matriz Nossa Senhora dos Prazeres! Início da visitação dos tapetes às 10h, missa campal às 15h”, convida o santuário.
A procissão ocorre sobre os tapetes. O padre passa com ostensório (suporte) com a hóstia consagrada, o corpo de Cristo, conforme o catolicismo, sobre o caminho ornamentado. A celebração surgiu no século 13 (Idade Média), originada da santa ceia, em que Jesus partiu o pão como gesto de entrega da própria vida pela humanidade. Como a Quinta-feira Santa é na semana da Páscoa, marcada pelo recolhimento, a festa é transferida para 60 dias depois.
TABOÃO DA SERRA
Diferentemente de Itapecerica, Taboão da Serra não terá confecção do tapete e procissão de Corpus Christi nas ruas devido à covid-19, por precaução, em preservação à saúde dos fiéis. O Santuário Santa Terezinha (centro) terá missa às 7h, 10h, 12h, 15h, 18h e 20h. A Paróquia São João Batista (Pirajuçara), a segunda igreja católica mais antiga da cidade, que faz celebração campal com tapetes à tarde, por conta da suspensão realizará a missa na matriz, às 20h.