ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra
A Diretoria de Ensino de Itapecerica da Serra (responsável pela gestão da educação nas escolas estaduais da cidade e região) promoveu nesta sexta-feira (10), no salão da Secretaria de Cultura de Itapecerica, a “1ª Culminância Sala de Leitura”. Alunos de Itapecerica, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Embu-Guaçu apresentaram os trabalhos desenvolvidos no projeto de incentivo à leitura e escrita que é realizado continuamente nas unidades escolares.
Os alunos desfilaram os vários gêneros da literatura, com acento à cultura popular, marcada pela poesia de cordel, e obras clássicas como o “Pequeno Príncipe” (1943), e celebraram grandes autores como Cora Coralina (1889-1985), Millôr Fernandes (1923-2012), Monteiro Lobato (1882-1948) e Ariano Suassuna (1927-2014) – da frase “Não sei, só sei que foi assim”, do personagem “Chicó” -, em estandes que criaram ambientes lúdicos, informativos e interativos.
Além de “salas” de leitura batizadas com o nome de célebres escritores, entre as ambientações criativas, os alunos montaram “cortina da leitura” e “guarda-sol dos gêneros textuais”. A literatura “engajada” também teve vez, com menção ao livro “Eu Sou Malala”, a história da garota que defendeu o direito à educação sob o regime do Talibã. Na periferia da metrópole, não ficou de fora do rol de obras expostas o “Sobrevivendo no Inferno”, do Racionais MCs.
As ações desenvolvidas em sala de aula resultaram em apresentações teatrais, de dança e jograis, que emocionaram o público. A dirigente regional Luciane Magalhães de Carvalho elogiou a organização e parabenizou os alunos pelo trabalho, que enriquece o vocabulário e aprimora a escrita, além de estimular a criatividade, em contribuição à formação dos estudantes. “Ler por prazer. Ler para aprender”, dizia a “moldura” para foto de “eu fui” ao evento.