ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Os novos ônibus do transporte de passageiros de Taboão da Serra, comprados pela Pirajuçara e pela Fervima, grupo empresarial que detém a concessão do serviço na cidade, começam a circular nesta quarta-feira (8), segundo o site “Linhas Metropolitanas”. Os 20 circulares 0 km ainda não transportavam os taboanenses apesar de terem sido apresentados há quase um mês, em 16 de maio, pelo prefeito Aprígio (Podemos), o que gerou críticas da população.
A princípio, os novos ônibus devem operar em cinco linhas circulares – consideradas de maior demanda -, a 02, 04, 05, 06 e 09. Porém, com a “apresentação” do prefeito, passageiros cobram que os coletivos 0 km também atendam outros itinerários, que por serem considerados secundários têm veículos mais antigos, com conservação precária e quase nenhum conforto. Os veículos adquiridos, diferente dos atuais, dispõem de ar condicionado e suspensão a ar.
Os passageiros esperam que os ônibus sejam colocados para rodar realmente e substituam modelos mais antigos, fabricados pela Comil, que chegam a ter mais de dez anos de circulação – os 0 km são da Apache Vip V. Nos coletivos que “estrearão”, a porta do meio, que conta com elevador, abrirá somente para pessoas com deficiência. A medida visaria preservar o equipamento. Os veículos já trazem o aviso. O desembarque será apenas pela última porta.