ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O prefeito Aprígio (Podemos) apresentou nesta segunda-feira (16) 20 ônibus novos do transporte municipal de Taboão da Serra, comprados pelas empresas Pirajuçara e Fervima, grupo que detém a concessão na cidade. Os veículos são os primeiros com ar condicionado e chegam a Taboão como renovação da frota em contrapartida ao aumento da tarifa. Em março, Aprígio autorizou o reajuste da passagem para R$ 5, uma das mais caras do país.
Dez ônibus são da Pirajuçara (branco e verde) e dez, da Fervima (branco e vermelho). Os veículos, com 12,5 metros de comprimento, têm vidros colados e tomadas USB e possuem três portas, sendo a central com acessibilidade a pessoas com deficiência, além de câmeras. Os coletivos são de fabricação da Caio Induscar, modelo Apache Vip V, lançado no ano passado, com chassis Mercedes-Benz OF1724L, munido de suspensão a ar, que propicia conforto.
Os ônibus novos devem fazer as linhas Circular 2, 4, 5, 6 e 9, as de maior demanda, a partir desta terça-feira – no total, são oito itinerários. Os coletivos municipais são alvo de muitas reclamações da população, por demorarem a passar nos pontos e serem sujos e “velhos”. Taboão tem ainda em circulação ônibus com pelo menos 10 anos de fabricação. Os veículos foram apresentados, durante a tarde, após vistoria – já estavam na cidade desde o dia 10.