Metrô Vila Sônia em tempo integral e conexão com Taboão começam a funcionar

Especial para o VERBO ONLINE

Metrô Vila Sônia, que começou a funcionar em horário regular nesta terça-feira; ônibus de interligação do largo de Taboão com estação também já opera | AL/Verbo

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A estação Vila Sônia do metrô (zona oeste de SP), a mais próxima da região (sudoeste da metrópole), começou a funcionar em horário integral, das 4h40 até meia-noite, diariamente, nesta terça-feira (10). O terminal de ônibus, anexo à parada, porém, ainda não entrou em operação. Linhas intermunicipais irão parar no local gradativamente a partir do sábado (14). Já o coletivo de interligação do centro de Taboão da Serra até a estação iniciou a circulação.

A operação do metrô Vila Sônia em período “cheio”, pelo menos, ocorreria ontem, conforme disse ao VERBO um funcionário da concessionária da linha 4-Amarela, a ViaQuatro, na sexta-feira (6). “Está prevista para esta segunda-feira”, informou. Uma resolução da Secretaria de Transportes Metropolitanos publicada no sábado (7) autorizava a expansão do horário da estação, a abertura do terminal de ônibus e a linha de conexão com Taboão no dia 9.

O início da operação teria sido postergado em um dia por “questão de agenda” do governador. Rodrigo Garcia (PSDB) esteve nesta segunda em Taboão, onde anunciou uma série de investimentos para as cidades da região e aproveitou para comunicar a “novidade” da estação, junto com a linha de interligação com o município – em evento concorrido em que se reuniu com prefeitos e outras autoridades ao estar presente com o secretariado (“Governo na Área”).

“Estamos concluindo o projeto original da linha 4. A partir de amanhã [esta terça], a estação Vila Sônia vai estar funcionando 100%, das 4h40 até meia-noite. Tudo aquilo que foi planejado 17 anos atrás estará concluído, a linha 4 estará entregue como foi planejada”, disse Garcia – o ramal com início na estação da Luz (centro de SP) começou a ser construído em 2004. A parada Vila Sônia operava em tempo reduzido desde dezembro, quando foi inaugurada.

“E amanhã [esta terça] cedo já teremos uma nova linha de ônibus, gratuita, que vai levar a população do centro de Taboão até a Vila Sônia. São nove ônibus biarticulados que vão transportar milhares de pessoas todos os dias para a estação. É a precursora do metrô que chegará a Taboão”, afirmou Garcia – a frota é de 11 veículos (dois são reserva). Os coletivos devem levar 3 mil pessoas por hora em viagem de 14 minutos – o usuário deve pagar a tarifa na estação.

Quanto às linhas intermunicipais de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que passarão a ter ponto final na Vila Sônia – 20 no total -, a alteração ocorrerá em três etapas, nos dia 14 (sete linhas), 21 (três) e 28 deste mês (dez). A partir do dia 14, os ônibus que irão somente até o terminal da estação são:
033 – Embu das Artes (Engenho Velho)/ São Paulo (Metrô Morumbi
124 – Embu das Artes (Jardim Santo Eduardo)/ São Paulo (Metrô Morumbi)
128 – Embu das Artes (Jardim do Colégio)/ São Paulo (Metrô Morumbi)
241 – Taboão da Serra (Parque Jacaranda)/ São Paulo (Metrô Morumbi)
356 – Taboão da Serra (C.S.U.)/ São Paulo (Metrô Morumbi)
511 – Embu das Artes (Jardim Santo Antônio)/ São Paulo (Metrô Morumbi)
841 – Embu das Artes (Jardim Valo Verde)/ São Paulo (Metrô Morumbi)

No dia 21 de maio, as linhas que passarão a parar no metrô Vila Sônia são:
089 – Taboão da Serra (Jardim São Judas Tadeu)/ São Paulo (Metrô Butantã)
191 – Taboão da Serra (Parque Pinheiros)/ São Paulo (Metrô Butantã)
272 – Embu das Artes (Terminal Casa Branca)/ São Paulo (Metrô Butantã)

A partir do dia 28 de maio, os itinerários que terão ponto final na estação Vila Sônia são:
032 – Itapecerica da Serra (Parque Paraíso)/ São Paulo (Pinheiros)
032DV1 – Itapecerica da Serra (Parque Paraíso)/ São Paulo (Pinheiros) via Embu das Artes (Centro) – noturno
068 – Taboão da Serra (Parque Laguna)/ São Paulo (Pinheiros)
078 – Embu das Artes (Parque Pirajussara)/ São Paulo (Pinheiros)
079 – Taboão da Serra (Jardim São Judas Tadeu)/ São Paulo (Pinheiros)
090 – Embu das Artes (Terminal Casa Branca)/ São Paulo (Pinheiros)
125 – Embu das Artes (Jardim São Marcos)/ São Paulo (Pinheiros)
125BI1 – Embu das Artes (Jardim Nossa Senhora de Fátima)/ São Paulo (Pinheiros)
300 – Taboão da Serra (Jardim São Judas Tadeu)/ São Paulo (Pinheiros)
510 – Embu das Artes (Jardim Vazame)/ São Paulo (Pinheiros)

comentários

>