ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Após não comparecer a nenhum encontro do Conselho Comunitário de Segurança Monte Alegre no segundo semestre do ano passado, desde quando é secretário de Segurança de Taboão da Serra nomeado, Rodrigo Falcão participou na quinta-feira (28) do Conseg da região central pela segunda vez, após tumultuar a reunião em março. Ele voltou, porém, a causar mal-estar entre os participantes ao hostilizar o vice-prefeito José Vicente Buscarini (PSD).
Ao longo do dia, uma apoiadora de Falcão que tinha batido boca com a diretoria do Conseg no encontro em março “provocou” novamente os membros ao criticar o convite para a reunião em abril postado na internet. Ela questionou por que os moradores de oito bairros que relacionou “não foram convidados”, nem a Guarda Civil Municipal e o “secretário de Segurança Pública, o delegado do 1º DP Dr. Rodrigo Falcão”. “Vamos todos para essa reunião”, postou.
No entanto, a diretoria sempre convidou a população por meio da rede social do Conseg Monte Alegre, e na reunião em março Falcão disse claramente que a Guarda Municipal não faz parte da composição do conselho e não ia participar das reuniões – que a GCM compareceu no mês passado apenas como “convidada”. Segundo apurou a reportagem, os membros respeitaram a “vontade” de Falcão e não convidaram a corporação nem o secretário.
Junto com apoiadores, como a aliada, o secretário compareceu à reunião, no Senac Taboão. Com a presidência do Conseg Monte Alegre não mais com o ex-vereador Cido – que se afastou da função para concorrer nas eleições de outubro -, a quem atacava, Falcão implicou com Buscarini, que vem participando do conselho. O vice, que foi expulso do governo após Aprígio romper com ele, teria virado alvo do chefe da Segurança por se tornar crítico do prefeito.
No fundo da sala, em sinal de não querer aproximação com o Conseg, como na reunião passada, Falcão gritou para Buscarini. “Digo ao senhor que o senhor está diplomado como vice-prefeito. Só exerce algum cargo de autoridade desta cidade caso o prefeito venha morrer ou perder o cargo. Ou seja, o senhor não tem legitimidade nenhuma para tratar de segurança pública municipal aí nesta mesa. Isso eu gostaria de esclarecer a todos os presentes”, esbravejou.
O vice evitou discutir com Falcão na reunião. O VERBO indagou o que achou da declaração do titular da Segurança. “Apenas lamentar a postura do secretário. Nada mais”, disse Buscarini. Ele indicou não dar “ibope” a Falcão. “Não vale a pena perder meu tempo com o comportamento e atitudes do secretário”, afirmou. A fala de Falcão foi filmada. Ele próprio enviou o vídeo a este portal, com zombaria: “Mas não sou homosessual [sic] e não adianta fazer chantagem”.
VEJA VÍDEO EM QUE FALCÃO HOSTILIZA BUSCARINI NO CONSEG MONTE ALEGRE E DEPOIS IRONIZA REGISTRO
