ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
EXCLUSIVO. Guardas civis municipais à paisana tocam e cantam animadamente enquanto outros GCMs, fardados, conversam em “festa” regada a bebida na Secretaria de Segurança de Taboão da Serra. Um músico é um “ilustre” membro da pasta. O mesmo cidadão sai de um bar aos berros, bate boca, xinga e empurra um homem, hostiliza outro, volta a provocar o primeiro, em confusão no meio da rua, diante de uma delegacia e em plena madrugada.
O protagonista dos dois episódios é o secretário de Segurança de Taboão (governo Aprígio, Podemos), o delegado da Polícia Civil Rodrigo Falcão, como mostram vídeos reveladores obtidos com exclusividade pelo VERBO. No sábado, este portal noticiou que Falcão mandou retirar das ruas viaturas da GCM para os guardas comerem churrasco no expediente e depois causou briga em bar ao desrespeitar policiais, na quarta-feira (20). Agora, apresenta imagens.
Conforme vídeo, na sede da secretaria, no gramado do campo society, um grupo de cerca de dez guardas bate papo ao som de música proporcionada por colegas com surdo, tamborim, pandeiro, bandolim, acompanhados por um homem de camisa branca ao cavaquinho, o próprio Falcão. Um isopor ocupa o centro do grupo. Um homem identificado como funcionário particular do delegado repõe mais cervejas na caixa, não sem ficar com uma latinha.
Ao ver o vídeo, à luz do dia, o funcionário da secretaria que procurou este portal para relatar a “festinha” em horário de trabalho confirmou o evento indevido. “É a roda de pagode na secretaria, guardas ao fundo e tocando, membros da administração uniformizados, caixa de isopor cheia de bebidas. Capaz de dizerem que não mostra churrasco, que foi em outro dia fora do expediente. A churrasqueira fica do outro lado do muro, perto da base da Romu”, disse.
Indagado se é normal churrasco durante o expediente, o funcionário foi categórico. “Claro que não! E foi até tarde, creio que até por volta de meia-noite, ele retirou a equipe de Romu da noite das ruas”, criticou. A população ficou praticamente sem patrulhamento da GCM. “Ele está pouco se lixando, nem morar aqui [Taboão], mora”, disse. O outro servidor que falou com a reportagem sobre o fato também reprovou. “Corregedora na farra”, lamentou.
Depois do churrasco, o secretário foi para o bar na rua Jovina de Carvalho Dau (centro), a apenas a 50 metros do 1º Distrito Policial, e causou ruidosa confusão. Cinco vídeos reunidos por este portal registram Falcão (com a mesma camisa branca), visivelmente alterado, ir atrás, esbravejar, proferir xingamentos e trocar empurrões com homens identificados também como policiais, no meio da via pública, com pessoas tentando parar o delegado descontrolado.
Ao ser seguido por Falcão, um policial se impôs e travou bate-boca com ele. “Você é um bosta, rapaz! Você é um merda”, disse. Falcão desafiou: “O que você falou?”. O oponente tirou a pistola das costas e chamou para briga: “Vai tomar no seu cu, Rodrigo. Vou colocar a arma no chão, vem, eu eu você, vamos lá, amigão. […] Você é um merda”. Já no local, PMs e GCMs evitaram que se atracassem. Falcão foi encaminhado à Corregedoria de Polícia, em São Paulo.
O número de carros da PM e GCM que atenderam a “ocorrência” impressionou. “Foram para lá 10 viaturas, acredita? Só porque era o secretário. Surreal. Eu vi tudo. Barulho infernal. Era perto das 3 horas da manhã. Insuportável”, disse uma vizinha ao VERBO. “Nós moradores não conseguimos dormir por conta desses bares. Estou tomando remédio. Para variar, a prefeitura nada faz. Quando descobri que o secretário é que frequenta, ficou bem difícil”, desabafou.
OUTRO LADO
Procurado novamente para falar sobre ter promovido o churrasco para os GCMs durante o expediente e a confusão que causou no bar, informado sobre as imagens obtidas pela reportagem, Falcão desta vez preferiu calar. No sábado, questionado sobre os dois episódios, mas sem menção aos registros, ele fez deboche. “Eu prendi um estuprador. E levei para corregedoria. Como condutor. kkkkkk”, escreveu o secretário. Já o governo Aprígio silenciou mais uma vez.
VEJA VÍDEOS DE SECRETÁRIO EM CHURRASCO COM GCMs NO EXPEDIENTE E AO CAUSAR CONFUSÃO EM BAR