RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O secretário de Segurança de Taboão da Serra, o delegado Rodrigo Falcão, voltou a ser desrespeitoso e agressivo com uma mulher ao bater boca com uma integrante do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) Monte Alegre, desqualificar e dizer para não se dirigir a ele, aos gritos. No ano passado, com só duas semanas de gestão, quando ainda não nomeado, mas já mandava na pasta, ele fez uma ofensa de cunho sexual contra uma guarda civil feminina.
Na madrugada de 14 de janeiro de 2021, Falcão achou a base da Guarda Municipal no Intercap fechada com um GCM homem e a guarda. Ele diz: “Você não está cumprindo?” A GCM: “Cumprindo o quê?”. Ele: “O que estou mandando fazer. […] Não é mais bagunça, a população tem que entrar aqui”. Depois, ofende: “Passa o pano, está fudendo aqui dentro, batendo punheta na sua cara”. Ela se revolta: “Está fazendo o quê, senhor? Está fazendo o que aqui dentro?”
Com Falcão já dentro da base, a GCM diz: “Então o senhor me conduza para delegacia e fala qual o crime que estou cometendo, por favor”. Ele diz: “Administrativo”. Ela reage: “Administrativo nenhum também, eu conheço a nossa lei”. Ele passou a querer “tomar” a arma da guarda. Ela fala ao colega: “Eu quero a nomeação dele de secretário”. Falcão: “Quer amanhã?!”. Ele tentou desarmá-la. Ela: “Tira a mão! Tira a mão! Tira a mão! Está errado! Não encosta em mim!”
No fim de julho, após Falcão obter a licença do Estado para ser oficializado no cargo, a GCM reprovou. Ele respondeu: “O ‘papel’ ‘tá’ aí e base da GCM no Taboão da Serra não é lugar para guarda vagabundo dormir”, atacou, sobre a GCM ter cobrado a nomeação. Ela reagiu: “O sr. está dizendo que sou vagabunda? Vai continuar insinuando que estava dormindo? Precisa de melhores argumentos, para alegar que eu estava fudendo na base ou batendo punheta”.
A presidente da Ages (Associação dos Guardas e Servidores do Estado de SP), à época, denunciou o assédio à GCM de Taboão. “Esse delegado […] assediou uma guarda municipal, de madrugada, e, segundo relatos, aparentemente embriagado. Se ele faz isso com uma guarda feminina, o que poderia fazer com você? Inclusive há relatos que ele bateu, deu um murro em uma senhora em frente ao bar Pachá”, disse Adriana Andreoze em seu canal no Youtube.
No Conseg Monte Alegre, na quinta-feira (30), Falcão compareceu e levou um grupo de pessoas para questionar a reunião sem ter o secretário. “Eu não convidei o senhor para participar?”, indagou a 2ª-secretária do Conseg, Michely Melotti. “Você entende que na rua tem um monte de coisa acontecendo agora e não tenho tempo…”, disse Falcão. Interrompido, foi agressivo. “Para ficar ouvindo ‘groselha’ da sua boca, você não entende nada disso!”, berrou.
“Segurança é obrigação do Estado, quero saber o que vocês fizeram para poder ajudar, tanto a PM quanto a Civil, até hoje?”, continuou Falcão. Michely: “O sr. gritar não vai me intimidar, tenho educação e posso falar baixo. Vou falar para o senhor…”. Ele: “Eu não quero ouvir. Olha para o povo, não olha para mim, não é [conversa] particular”. Ela: “Se quisesse realmente ajudar, o senhor viria aqui [no Conseg]”. “A senhora está sendo usada”, atacou o secretário.
Na rede social, uma moradora criticou a postura de Falcão no Conseg e disse que Taboão é uma “terra sem lei”, ao indicar que o governo Aprígio (Podemos) acoberta aliados que cometem irregularidades ou abusam do poder. Ele retrucou com “intimidação”, como se ela estivesse fora da lei por fazer uma crítica – em novo ataque a uma mulher. Um agente das forças de segurança reprovou e disse que a pessoa é “valente com mulher”, ao se referir a Falcão.
ÁUDIOS EM QUE FALCÃO FAZ OFENSA SEXUAL A GCM FEMININA E GRITA COM SECRETÁRIA DO CONSEG
RELEMBRE Antes de assumir Segurança, Falcão volta a atacar GCMf vítima de assédio moral
VEJA VÍDEO EM QUE PRESIDENTE DA AGES ABORDA ASSÉDIO DE FALCÃO CONTRA GCMf DE TABOÃO, HÁ 1 ANO
Vídeo de Adriana Andreoze em março de 2021, quando Falcão, sem ter licença do governo do Estado – do qual é funcionário (delegado de polícia) -, ainda não tinha sido nomeado secretário oficialmente, o que ocorreria em agosto.
Vídeo: Ages