Itapecerica da Serra recebe primeiro ‘cinema solar’ do Brasil e tem sessão no dia 29 de março

Especial para o VERBO ONLINE

Projeto 'Cinesolar'; após oficina com alunos de escola pública no centro, Itapecerica terá sessão com curtas e longa-metragem dia 29 na pça. da Matriz | Divulgação

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

O “Cinesolar”, primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável, chega a Itapecerica da Serra nesta semana. Nesta terça-feira (22), acontece uma oficina de conscientização ambiental com alunos da Escola Municipal Padre Belchior de Pontes (centro). Já na próxima terça (29), o projeto vai exibir curtas-metragens brasileiros e também o longa “Mogli – O Menino Lobo”, na praça do largo da Matriz, a partir das 18 horas, com entrada gratuita.

Segundo os idealizadores, o projeto promove arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura. Além das sessões de cinema, a iniciativa proporciona ainda a “Oficinema Solar” – uma oficina de vídeo para crianças e jovens sobre sustentabilidade. Como resultado da atividade com os estudantes da cidade, um filme é produzido com os participantes e exibido durante a sessão de cinema para a comunidade local.

O “Cinesolar” funciona em uma van equipada com placas que utilizam um conversor de energia solar para elétrica, que carrega as cadeiras para o público, sistemas de som e projeção, telão e cabine de DJ. É inspirado no holandês “Solar World Cinema”, que exibe filmes para públicos com uso de energia solar. Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Votorantim Cimentos e apoio da prefeitura, é realizado pela Brazucah Produções.

SERVIÇO
‘Cinesolar’ em Itapecerica da Serra
– ‘Oficinema Solar’, para alunos da Escola Municipal Padre Belchior de Pontes – nesta terça-feira (22), das 9h às 12h
– Sessão de Cinema – no dia 29 de março, no largo da Matriz (centro) – 18h: sessão curtas | 19h: “Mogli – O Menino Lobo” – entrada gratuita (em caso de chuva: quadra da prefeitura – av. Eduardo Roberto Daher, 1.135 – Pq. Paraíso)

comentários

>