Ex-secretário de Itapecerica, advogado Manoel Bomfim é morto por atiradores encapuzados

Especial para o VERBO ONLINE

O advogado e ex-secretário de Assuntos Jurídicos de Itapecerica (governo Nakano) Manoel Bomfim, que foi baleado e morto nesta 3ª (8) no município | Divulgação

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

Ex-secretário de Assuntos Jurídicos de Itapecerica da Serra, o advogado Manoel Bomfim do Carmo Neto, de 70 anos, foi assassinado por homens encapuzados na manhã desta terça-feira (8) no município. Ele foi baleado por volta das 8h45 na rua Paraíba, no Parque Paraíso (região central), quando tinha acabado de deixar o escritório de advocacia. Três homens passaram pelo local em um carro Clio cinza chumbo e atiraram. Um tiro atingiu o peito da vítima.

Manoel chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Geral de Itapecerica da Serra, mas não resistiu aos ferimentos. Cápsulas de calibre .45 ficaram espalhadas pelo chão e foram recolhidas pela polícia – a Delegacia Central de Itapecerica investiga o caso. Ao ser baleado, ele caiu para trás com os braços erguidos em aparente posição de rendição. A suspeita é de que o advogado foi executado, vítima de crime encomendado.

Uma mochila de Manoel com documentos e processos foi roubada, mas o relógio e o dinheiro que estava com ele, cerca de R$ 5,6 mil, não foram levados pelos criminosos, o que descartaria latrocínio. No meio político, o crime é visto como “queima de arquivo”. Secretário jurídico até dezembro, Manoel foi um dos dois únicos auxiliares diretos exonerados pelo prefeito Francisco Nakano (PL) entre o fim de 2021 e este ano e fez críticas ao governo ao sair.

Segundo interlocutores do Executivo, o ex-secretário tinha “informações que seriam capazes de até tirar Nakano da cadeira”, e ao continuar na cidade, com escritório tão próximo à sede da prefeitura, “incomodava o governo”. Manoel estaria “municiando” a CPI (CEI) em curso na Câmara dos Vereadores. A apuração, oficialmente, investiga uma assessora especial de Nakano, Roberta Costa, mas o prefeito foi convocado e depôs para prestar esclarecimentos.

O governo Nakano divulgou nota no início da tarde, no site da prefeitura, pela morte de Manoel. “A Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra se solidariza com a família e amigos do Dr. Manoel Bomfim do Carmo Neto pelo seu falecimento ocorrido na manhã desta terça-feira, 8 de março. Neste momento de profunda dor e pesar para toda a cidade, a administração municipal se manifesta expressando as mais sinceras condolências pela partida”, diz o texto.

“Dr. Manoel Bomfim do Carmo Neto ocupou o cargo de secretário de Assuntos Jurídicos nesta Prefeitura. O prefeito, Dr. Francisco Nakano, decretou luto oficial de três dias no município”, finalizou a gestão. O corpo de Manoel será velado nesta quarta (9) a partir das 10h e enterrado às 14h no Cemitério Valle dos Reis, na rodovia Régis Bittencourt (divisa de Taboão da Serra com Embu das Artes). Ele deixa mulher e dois filhos – tinha casado a filha na sexta-feira.

comentários

>