Aprígio entrega PSI no Trianon sem raio-X e força pais a levar crianças para esperar exame no Antena

Especial para o VERBO ONLINE

Aprígio discursa na inauguração do Pronto-Socorro Infantil no Trianon, sábado; na 2ª, mães aguardam realização do exame no Antena por falta no PSI | Divulgação

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O prefeito Aprígio (Podemos) inaugurou o Pronto-Socorro Infantil no Jardim Trianon no sábado (19), mas entregou sem máquina de raio-X e obrigou os pais a levar os filhos para outra unidade para fazer a radiografia, praticamente na “estreia” do serviço, na segunda-feira (21). Um morador gravou um vídeo que mostra mães com crianças ao voltar ao PSI após serem transportadas para outro equipamento municipal para os pacientes realizarem o exame.

Os pais tiveram que ir com os filhos ao Pronto-Socorro Antena, no Jardim Record, para terem acesso ao exame de imagem. Nas redes sociais, uma foto mostra pelo menos três mulheres com crianças no colo na unidade diante da sala do raio-X ao aguardar em meio a pacientes adultos. Moradores ficaram indignados principalmente por conta de que, horas antes, em entrevista à imprensa, Aprígio disse, hesitante, que o PSI dispõe da máquina de radiografia.

“Lá tem raio-X, lá tem. Vocês podem até, como pessoas da imprensa, ir lá e conferir. Até onde eu sei, tem”, disse Aprígio, sem convicção. Na inauguração do PSI transferido do Santo Onofre, ele disse que não ia abrir serviços sem condições mínimas de atendimento e exaltou que a unidade “é o maior pronto-socorro infantil de toda a região, o mais completo e melhor”. “Com certeza, vai ter também bom atendimento, vocês vão sentir a diferença”, discursou.

Aprígio concedeu a entrevista – para a qual não chamou o VERBO, ao se incomodar com a imprensa independente e crítica – ao lado de parte dos vereadores – os 13 membros da Câmara apoiam o governo. Na sessão, no dia seguinte, nesta terça-feira (22), os parlamentares admitiram que pais tiveram de ir a outra unidade para fazer raio-X e tentaram justificar, constrangidos, após ouvirem críticas da população. Não faltaram explicações consideradas “esdrúxulas”.

O vereador Marcos Paulo (PSDB) falou em “corrigir”. “O Pronto-Socorro Infantil está, sim, fazendo o raio-X das crianças que estão internadas. As crianças que não estão internadas estão sendo deslocadas até o Pronto-Socorro Antena. Mas isso também é provisório. O prefeito já nos avisou que isso vai ser corrigido, vai ser colocado raio-X lá para que isso não aconteça. Mas está ainda em processo de adaptação. Muitas outras melhorias vão ser feitas”, disse.

A vereadora Érica Franquini (PSDB), que é presidente da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social da Câmara, saiu em socorro ao governo. “O raio-X está se adaptando. Vai ter sala de raio-X. Alguma mães me ligaram, reclamando. Foi inaugurado sábado, mas eu tenho certeza que até sábado que vem, se Deus quiser, a sala de raio-X vai estar lá. Vai ter dignidade para as nossas crianças, dignidade para as mães, para a população”, disse, exasperada.

Anderson Nóbrega (MDB) reforçou que “está tendo ajustes ainda” para justificar a deficiência. “Temos uma pequena oposição na cidade que está dizendo que não tem raio-X na unidade. Tem o raio-X móvel para as crianças que estão internadas. […] Mais dois ou três dias, até sexta-feira, já vai estar montada a sala e o raio-X fixo já vai estar na unidade para atender todas as crianças”, disse, ao admitir que o PSI foi inaugurado sem o exame para todo o público infantil.

VÍDEO MOSTRA MÃES AO VOLTAR PARA PSI AO TER QUE SE DESLOCAR PARA FAZER RAIO-X NO PS ANTENA

Vídeo: Divulgação

comentários

>