No Trianon, Aprígio ignora pleito de Onishi por UBS local; vereador tem esperança

Especial para o VERBO ONLINE

Ao lado de Aprígio, Onishi discursa na entrega do PSI em que não disfarçou frustração com a decisão do prefeito de transferir a unidade para o prédio da UBS | PMTS

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Na inauguração do Pronto-Socorro Infantil no Jardim Trianon, no sábado (19), no aniversário de 63 anos de Taboão da Serra, o prefeito Aprígio (Podemos) ignorou o pedido do vereador Ronaldo Onishi (DC) para que implante uma unidade básica de saúde no bairro. Indicada por Onishi, a UBS começou a ser construída pelo ex-prefeito Fernando Fernandes (PSDB), mas Aprígio decidiu transferir o PSI do Santo Onofre para o novo prédio e frustrou o aliado.

No ato, Aprígio disse que esteve “há quatro, cinco anos” no PSI no Santo Onofre e já na ocasião viu a unidade precária. “Uma calamidade. […] [Ficavam] 10, 12 pessoas [crianças] num ambiente só e as mães do lado”, disse. Contudo, o PSI foi inaugurado em 2008 no governo Evilásio Farias (PSB). Aprígio era vereador e fazia parte da base do então prefeito. Inclusive, o secretário de Saúde de Aprígio, José Alberto Tarifa, comandava a pasta na época.

Onishi falou que Aprígio o chamou no gabinete e disse “precisamos dar atendimento melhor para as crianças”, ao que respondeu “conte com meu apoio para que tenhamos o melhor hospital infantil da região”. Porém, ele expôs “tristeza” pela decisão. “Eu andei de casa em casa, de rua em rua, solicitando a UBS Trianon. O homem público não pode ser embebido por vaidade. Mas que me doeu no peito, doeu. Que me feriu como uma chaga, feriu”, disse.

O vereador manifestou, porém, esperança de que o Trianon terá um posto de saúde. “Quem disse que a luta termina aqui, que vamos parar por aqui? Prefeito, eu peço ao senhor que não acabe com esse sonho, que atenda também os nossos moradores que aqui precisam de uma UBS, e no momento certo, na data oportuna, traga a nossa tão sonhada UBS Trianon”, disse. Apesar de o aliado ter sido enfático, Aprígio não disse uma só palavra sobre o pedido.

Em novembro, quando já tinha decidido tranferir o PSI para o prédio que seria a UBS e após postar que “visitei […] o andamento das obras do futuro equipamento de saúde no Jd. Trianon, Aprígio enganou os moradores do bairro, sem constrangimento. “Sou moradora [do Trianon] há 33 anos e a nova UBS irá nos ajudar muito. Parabéns”, disse Antonia Neuma. “Fico muito feliz em saber disso, espero que essa UBS possa ajudar e muito a todos vocês”, disse.

Avalia-se no meio político que Onishi perdeu o “curral eleitoral”. “Dr. Ronaldo Onishi me bloqueou de todas as suas páginas. Será por que não gostou de ouvir a verdade que ele nos iludiu e deixou o prefeito Aprígio roubar nossa tão sonhada UBS? […] Você e sua equipe de safados, espero não aparecer no Trianon mais pedindo voto, vai receber água na cara. Olha sua assessora dando os parabéns […] na sua publicação”, disse a moradora Gabriela Santana.

OUTRO LADO
Questionado pela reportagem se o governo Aprígio, de cuja base faz parte, construirá uma UBS no Trianon, Onishi demonstrou esperança. “Eu vou lutar e empenhar o meu mandato para que isso aconteça. Compreendo os motivos pela não implantação nesse momento, mas irei conversar com o governo para entregarmos esse importante equipamento aos moradores do Trianon que há anos sonham com essa UBS”, disse, no fim da noite desta segunda.

“Inclusive na coletiva de hoje [ontem], o governo já sinalizou a possibilidade da construção da UBS Trianon”, salientou Onishi, sobre Aprígio ter reunido os jornalistas da região no gabinete no fim da tarde de ontem para falar sobre as inaugurações no sábado – avessa à imprensa independente e crítica, a gestão Aprígio não chamou o VERBO para a entrevista. No entanto, este portal apurou que Aprígio não foi claro sobre como e quando erguerá o posto de saúde.

VEJA INDIGNAÇÃO DE MORADORA COM ONISHI POR NÃO CUMPRIR PROMESSA DE UBS NO JD. TRIANON

comentários

>