ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O prefeito Aprígio (Podemos) vai abrir o Pronto-Socorro Infantil no prédio que seria a UBS Trianon, no Jardim Mafalda, neste sábado (19), aniversário de Taboão da Serra – 63 anos. Também na região do Pirajuçara e distante apenas cerca de dois quilômetros ou dez minutos de carro, o novo espaço é considerado maior que o atual imóvel, no Jardim Santo Onofre, mas cerca de 8 mil moradores em sete bairros não terão a própria unidade básica de saúde de referência.
Aprígio vai entregar as “novas instalações do PSI”, mas na prática vai fechar ou não vai abrir nova unidade de saúde – o prédio começou a ser erguido pelo ex-prefeito Fernando Fernandes (PSDB). A escolha preocupa. O atual prefeito abandonou as obras da UBS Laguna e do Ser (serviço de reabilitação) e a reforma do Centro da Saúde da Mulher. Ele já é conhecido por ser o primeiro prefeito da história de Taboão a fechar uma UBS, do Clementino – reaberta depois.
A decisão de Aprígio de mudar o PSI para onde seria a UBS Trianon foi revelada pelo jornalista David da Silva, em novembro. Depois, o VERBO detalhou o plano de mudança, em 21 de dezembro, quando noticiou que um médico da SPDM em cargo da direção contou que a unidade infantil ia passar a funcionar no prédio construído inicialmente para ser UBS – aguardada pela comunidade. “O prefeito já falou: vai sair daqui. Já está acertado que vai para lá”, disse.
O diretor-clínico da SPDM conheceu o novo espaço em 10 de dezembro. Ou seja, desde pelo menos o fim de novembro, o prédio já estava pronto e só dependia da ligação externa de energia elétrica pela concessionária para ser inaugurado, mas o serviço não é demorado. Aprígio não teria anunciado a mudança à espera de ocasião favorável politicamente. “O prefeito quer fazer uma surpresa para a população e falar ‘vai ser em tal lugar'”, falou o médico.
No dia 19 de novembro, em rede social, Aprígio disse que “visitei hoje o andamento das obras do futuro equipamento de saúde no Jd. Trianon”, ao sugerir ser o iminente local do PSI, mas ainda dando a entender que seria a UBS, “ludibriando” a população, para evitar desgaste – a região do Trianon ficaria sem a “sua” UBS. De fato, a comunidade não terá um posto de referência e seguirá tendo que passar em unidades distantes e já saturadas de pacientes.
“O que adianta inaugurar um equipamento e fechar outro?”, criticam moradores. O governo diz que “o equipamento [PSI] será transferido do Jardim Santo Onofre” para a “região do Trianon, onde poderá atender em melhores instalações as crianças e adolescentes do município” – na verdade, atende apenas até 12 anos. Mas o PSI tem demora geralmente pelo número de médicos atendendo menor que o da escala e por má gestão – falta de fiscalização.
SERVIÇO
Inauguração do Pronto-Socorro Intantil no Jardim Trianon (onde seria a UBS)
Neste sábado (19), às 12h30, na rua Rodrigues Alves, 29, Jardim Mafalda