Com indicações ‘controversas’, vereadores de Taboão entregam medalha ’19 de Fevereiro’ nesta 5ª

Especial para o VERBO ONLINE

Medalha '19 de Fevereiro', alusiva à data do aniversário de Taboão da Serra; 26 nomes receberão a 2ª honraria mais importante da cidade | Leandro Barreira/CMTS

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A Câmara de Taboão da Serra entrega nesta quinta-feira (17) a medalha “19 de Fevereiro”. Os 13 vereadores escolheram duas pessoas para homenagear. Ao menos três indicações são “controversas”, entre elas a da deputada federal Ely Santos (Republicanos), ré denunciada por lavar o dinheiro do tráfico de drogas em São Paulo, e a do secretário Rodrigo Falcão (Segurança), acusado de assédio moral contra uma guarda municipal feminina.

A sessão solene acontecerá no plenário da Câmara Municipal, a partir das 18h30, mas será restrita aos vereadores, funcionários, indicados à medalha e imprensa, com distanciamento, uso de máscara e álcool em gel. “Cada gabinete deve receber seus dois homenageados e outros cinco convidados, evitando assim qualquer aglomeração durante o evento”, disse o presidente Carlinhos do Leme (PSDB). O Legislativo convida a população a assistir pela internet.

A medalha é a segunda honraria mais importante de Taboão, atrás apenas do título de “Cidadão Taboanense”, e remete ao aniversário da cidade, que no sábado faz 63 anos. “Serão 26 homenageados que de uma forma direta ou indireta fazem parte da história, do desenvolvimento e crescimento de Taboão. É um evento que acontece desde 2001 dando a oportunidade aos vereadores desta casa em manter viva esta tradicional celebração”, frisou Carlinhos.

Ely “teve função de laranja” para “contornar bloqueios judiciais de bens” do irmão prefeito Ney Santos (Republicanos), segundo denúncia do Ministério Público em 2016. Quando Ney estava preso, em 2005, ela adquiriu um posto de combustível e recebeu procuração para gerir vários estabelecimentos, usados para lavar dinheiro do tráfico de drogas. Ely, que chegou a ser presa, tem dois CPFs para dificultar ter atividades ilícitas rastreadas, aponta o MP.

Falcão, ao encontrar a base da GCM no Intercap fechada, na madrugada de 14 de janeiro de 2021, disse à guarda e um colega: “Passa o pano, está fudendo aqui dentro, batendo punheta na sua cara”. Ela se revoltou: “Está fazendo o que aqui dentro?”. Ele acusou a GCM de crime “administrativo” e quis desarmá-la. Falcão, que é delegado, ainda não tinha sido liberado pelo Estado para ser secretário, mas já mandava de fato. A sindicância instaurada está paralisada.

Érica Franquini (PSDB) é a proponente tanto da entrega da medalha a Ely quanto a Falcão. A vereadora se limitou a dizer que o secretário “tem feito um trabalho excelente, combatendo o crime”. Quando à parlamentar, ela discursou que vai “demonstrar um pouco do carinho e reconhecimento da nossa cidade” a Ely, ao alegar que “nunca tivemos deputado federal na nossa região”. Mas Evilásio Farias (PSB), de Taboão, foi deputado federal de 1999 a 2004.

“Ela já está ajudando a nossa cidade e vai ajudar muito mais. É uma mulher guerreira, mulher como eu”, disse Érica no dia 8, quando os nomes dos indicados foram aprovados. Ely, que como suplente assumiu o cargo apenas depois de três anos, vai disputar novo mandato neste ano. Em 2017, Érica teve “ideia” semelhante, deu o título de “Cidadão Taboanense” ao então secretário de Embu Léo Novais, que sairia a federal. A candidatura acabou não vingando.

Outra indicação discutível é a do vereador Anderson Nóbrega (MDB), que vai homenagear um familiar, o secretário do governo Aprígio (Podemos) Eduardo Nobrega (Manutenção). “Meu irmão merece muito esse reconhecimento”, disse Anderson. Grande parte da população taboanense rejeita os políticos ao homenagear parente com dinheiro público. Curiosamente, Nóbrega (MDB) também é pré-candidato nas eleições deste ano, a deputado estadual.

OS 26 INDICADOS PARA RECEBER A MEDALHA ’19 DE FEVEREIRO’, DE TABOÃO DA SERRA, DOIS POR VEREADOR
– Vereador Alex Bodinho (PL)Wiliam Jacobino dos Santos | Wendel Oliveira Silva
– Vereador Anderson Nóbrega (MDB) – Eduardo Nóbrega | Crispim Joaquim de Caires Freitas Pataca
– Vereador André Egydio (Podemos) – Carlos Alberto dos Passos | Gideon de Oliveira Junior
– Vereador Carlinhos do Leme (PSDB) – Francisco Antônio Amaral Russo | Waldir José Vieira
– Vereador Celso Gallo (Republicanos) – Edivaldo C. Ribeiro | Antônio Mendes Costa
– Vereadora Érica Franquini (PSDB) – Eliane de Sousa Alves Machado (Ely Santos) | Rodrigo Gentil Falcão
– Vereadora Joice Silva (PTB) – José Cordeiro Lopes | Wilson Roberto Pereira Paes (Pelezinho)
– Vereadora Luzia Aprígio (Podemos) – Flávio Gonçalves da Cruz | Manoel Messias dos Santos (Nel);
– Vereador Manoel Nezito (Republicanos) – Abilio Salvador | Sérgio de Souza e Silva
– Vereador Marcos Paulo (PSDB) – Vanda Santos da Silva Libarino | Aparecido da Silva Ferreira (pastor)
– Vereador enfermeiro Rodney (PSD) – Julia Pinheiro dos Santos de Araújo | Marcia Regina de Araújo Oliveira;
– Vereador Ronaldo Onishi (DC) – Alessandra Bellum Bento (professora) | Roberto Carlos Oliveira Martins
– Vereador Sandro Ayres (PTB) – Einstein de Mansila Madeira | Isolete dos Santos Oliveira Paulo (pastora)

SERVIÇO
Sessão de entrega da medalha ’19 de Fevereiro’, pela Câmara de Taboão da Serra
Nesta quinta-feira (17), a partir das 18h30, com presença restrita – transmissão pelo canal do Youtube da Câmara https://www.youtube.com/channel/UCAFmU9INqUs3CD420E2nhug  

comentários

>