Tertulino é empossado presidente da OAB Taboão e diz para Aprígio honrar votos

Especial para o VERBO ONLINE

Tertulino (centro), vice-presidente Bianca (esq.), secretário-geral Ferreira (dir.), secretária-adjunta Andreia e tesoureiro Emídio, na posse | OAB Taboão/Divulgação

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O novo presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção Taboão da Serra, Moacir Tertulino, tomou posse na quinta-feira (10), na Câmara Municipal, e afirmou que irá cumprir os compromissos asumidos durante a disputa eleitoral da entidade, principalmente apoiar os profissionais que tiveram de fechar os escritórios devido à covid-19. Ele disse ainda para o prefeito Aprígio (Podemos) fazer “valer” os votos recebidos da população.

Tertulino comandará a OAB de Taboão de 2022 a 2024 – já tinha presidido a entidade de 2016 a 2018. Ele é paranaense de Umuarama, tem 57 anos e é advogado desde 1998. Ele tomou posse com os companheiros de chapa e agora também membros da diretoria: vice-presidente Bianca Brito dos Reis Bononi, secretário-geral Sergio Lázaro Ferreira, secretária-adjunta Andreia de Cassia de Jesus Monteiro, e tesoureiro Antonio Emídio dos Santos Filho.

A presidente antecessora, Elaine Abud, transmitiu o cargo, o que foi considerado como fato inédito, em possível superação de rivalidades internas. Ela disse que a diretoria que encabeçou “deixou a casa redondinha, com as contas em ordem” e desejou sucesso à nova presidência. “Eu tenho certeza que farão uma gestão de excelência, já trabalhei com o doutor Moacir, fui vice dele. Fomos para lados diferentes, mas nunca duvidei do trabalho dele”, disse.

Ao discursar, Tertulino retomou o mote da eleição – valorização da classe -, ao se dirigir primeiro a Elaine. “Foi um prazer ter você como vice. Tenho certeza de que faremos uma gestão valorizando a advocacia, e você é advogada, é das nossas, merece todo o zelo que o advogado de Taboão vai ter”, afirmou. Ele disse que durante a campanha, na cidade com maior densidade populacional do Brasil, visitou “grande parte” dos colegas para definir a plataforma.

“Constatamos que cerca de 40% dos advogados e advogadas de Taboão, na pandemia, fecharam os escritórios. Isso é muito ruim para a sociedade, é muito ruim para os pais e mães de família que têm na advocacia o sustento do lar. Mas vamos dar a todos os advogados não amparados a possibilidade de fazer com que seus trabalhos acontecem. Não prometemos, assumimos compromissos de criar mais duas salas de atendimento aos advogados”, afirmou.

O dirigente salientou que cumprirá a proposta, além de outras 19. “Não vamos calar. Vamos fazer com que isso seja realidade. Todos os 20 pontos que apresentamos na campanha, até o fim da gestão, serão analisados e levados a cabo, um a um, aconteça o que vier a acontecer. Não estamos aqui para brincar de ser presidente”, afirmou Tertulino. Ele ressaltou ainda que os novos membros da diretoria “não vão abandonar esta advocacia que tanto necessita”.

Tertulino disse contar com a contribuição da presidente da OAB de São Paulo para cumprir as ideias. “Com o apoio que a doutora Patricia Vanzolini vai nos propiciar, faremos que os nossos anseios sejam transformados em realidade. Neste primeiro mês de gestão, já fizemos alguns atos, que em breve vamos divulgar, e a advocacia já vai sentir, de fato, que valeu a pena acreditar na valorização do profissional”, enfatizou. Patricia mandou um vídeo com saudação.

O presidente falou ainda que não vai se “acovardar” diante de nenhuma situação que venha “atentar contra a advocacia” e apontou que a classe “está sendo desprestigiada por falsos profissionais”. “Isso nós vamos combater aqui também. Aquele que for mau profissional não terá o direito e privilégio de permanecer na nossa advocacia taboanense, nem na advocacia paulista, ele será combatido com o uso da legalidade que nos protege”, afirmou.

No início do discurso, Tertulino fez menção rápida ao governo municipal, ao transmitir os cumprimentos ao prefeito por meio do secretário Allan Mohamed (Planejamento) – Aprígio não compareceu. Apesar do tom protocolar e em meio a elogio, ele chamou a atenção com a fala. “Temos uma gestão em que somos bem acolhidos na prefeitura. Prefeito Aprígio, receba o abraço da OAB de Taboão e faça valer os votos de todo cidadão taboanense”, disse.

Indagado pelo VERBO sobre o posicionamento da OAB Taboão em relação ao governo Aprígio, Tertulino disse a Ordem defenderá o direito da população. “Toda vez que a percebermos que o cidadão ou munícipe está sendo prejudicado por certa violação, vamos tomar pé e se, for de alçada da advocacia, vamos nos posicionar, seja junto ao Ministério Público, ao administrador ou qualquer entidade que estiver fazendo o malefício social”, declarou.

Tertulino empossou os membros das 37 comissões da subseção, espécie de “ministério”. O evento reuniu o ex-presidente da OAB de São Paulo Marcos da Costa, e o deputado federal Celso Russomanno (Republicanos), que recebeu uma placa da subseção pela causa do direito do consumidor. Também participaram do ato o vereador Ronaldo Onishi (DC) – que representou a Câmara -, e os secretários Matheus Mota e Alexandre Depieri, além de Allan.

comentários

>