ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Postos de saúde em todo o Estado de São Paulo abrem neste sábado (5) para o esforço de vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. O chamado “Dia C” é uma oportunidade para que pais e responsáveis que trabalham ou têm compromisso durante a semana levem os filhos aos locais de imunização. As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber a vacina da Pfizer. As demais podem receber a Coronavac.
Nem todos os municípios, porém, abrirão todos os pontos de vacinação. Em Taboão da Serra, os locais que aplicarão a dose em crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidade são o Parque das Hortênsias e as UBSs Record/Ponte Alta, Santo Onofre e Parque Pinheiros, das 8h às 16h. Na quarta-feira (2), o prefeito Aprígio (Podemos) disse que “já vacinamos mais de 30% do público infantil estimado”. Porém, o número está baixo em relação à taxa do Estado.
Em Itapecerica da Serra, também das 8h às 16h, cinco locais de vacinação vão abrir neste “Dia C”: UBSs Jacira e Salvador de Leone (centro), USFs Crispim, Valo Velho e Parque Paraíso. Conforme o “Vacinômetro Infantil” na manhã desta sexta-feira (3), o município chegou a 4.245 crianças com a primeira dose recebida, o que corresponde a 29% do total da população de 5 a 11 anos – também aquém diante do percentual do conjunto das cidades paulistas.
Para a vacinação do público de 5 a 11 anos, é necessário apresentar documento de identificação da criança e da mãe/pai ou do responsável legal (RG, CPF ou certidão de nascimento para criança) e, se o pequeno tiver, cartão SUS. As famílias de crianças com comorbidade ou deficiência precisam apresentar também exame, relatório médico, receita ou prescrição médica que comprove uma das comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde.
O “Vacinômetro” do governo de São Paulo indica que até o momento 1,6 milhão de crianças de 5 a 11 anos recebeu imunizante contra a covid-19. O número corresponde a 40% do referido público no Estado. O governo paulista quer conscientizar as famílias sobre a importância da vacinação dos filhos, com a meta de chegar a 100% de imunização da faixa etária nas próximas semanas. A vacina deverá reduzir a demanda por leitos pediátricos no Estado.
Para auxiliar os municípios, a Secretaria Estadual de Saúde vai destinar R$ 5,5 milhões em etapas para pagamento de diárias aos profissionais de saúde para abertura das unidades com equipes completas para vacinação da população. “É fundamental que os pais e responsáveis compareçam com seus filhos aos postos de vacinação e os protejam contra o coronavírus”, disse a coordenadora do PEI (Plano Estadual de Imunização), Regiane de Paula.
Neste “Dia C”, maiores de 12 anos e adultos também poderão se imunizar. Vacinados com a Janssen (dose única) há dois meses ou mais devem buscar a segunda dose. Os que receberam a segunda dose da Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac há quatro meses já podem receber a aplicação de reforço. É preciso apresentar documento oficial com foto e cartão do SUS, além do cartão de vacinação, em caso de aplicação da segunda dose ou dose adicional.
“Não tenha medo de levar os filhos para serem vacinados e nem tenha medo de receber a primeira, segunda ou a dose de reforço. As vacinas passam por estudos e testes rigorosos antes de serem autorizadas pela Anvisa e são seguras. Quem está com o esquema vacinal completo tem menos chances de desenvolver casos graves da covid-19, o que reduz o número de internações e óbitos”, reforçou o secretário de Saúde de Taboão da Serra, José Alberto Tarifa.