Em Itapecerica, prefeitura abre centro de atendimento a pacientes com síndrome gripal nesta 3ª-feira

Especial para o VERBO ONLINE

Autarquia diz que equipes estão preparadas para atendimento de ambos os vírus circulantes, com testes para identificação e medicação adequada | Divulgação

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

Nesta terça-feira (21), a prefeitura de Itapecerica da Serra abre um centro para atendimento específico para moradores com sintomas de gripe, na rua Felipe Calieira, 158-B, na região central da cidade – onde funcionava o posto de vacinação contra a covid-19 -, de segunda a segunda, das 8h às 18h. A Autarquia Municipal de Saúde decidiu abrir o serviço por conta da superlotação dos prontos-atendimentos devido ao surto de gripe no Estado.

A autarquia observa que o surto tem provocado o aumento no número de casos de gripe em toda a região. “Também temos notado aumento de casos do vírus sincicial respiratório (VSR), que acomete crianças e pode causar bronqueolite, podendo aumentar o número de internações. O esperado para a circulação destes vírus é que ocorra nos meses mais frios do ano, mas a pandemia da covid-19 alterou o comportamento do vírus”, avalia.

O órgão aponta a possibilidade de que uma nova variante do agente causador esteja causando o surto “atemporal da gripe”, ao se referir a estudos em andamento. “A equipe técnica desta autarquia segue atenta as novas recomendações das autoridades sanitárias do país. Neste momento, as equipes estão preparadas para atendimento de ambos os vírus circulantes, com medicação adequada e testes para identificação do vírus”, afirma.

“Paralelamente, continuamos monitorando e rastreando os casos de covid-19, com a possibilidade da introdução da variante ômicron em nossa região”, afirma a autarquia. Até agora, 20 casos da ômicron foram identificados no Estado, 17 na capital e três no interior – no país, no total, são 44 casos. O órgão municipal salienta “a importância de completar os esquemas de vacinação da covid-19, que continuam disponíveis em todas as unidades de saúde”.

comentários

>