Lula com Ney constrange PT de Embu; Rosângela aponta que rival é oportunista

Especial para o VERBO ONLINE

Lula posa para foto com Ney; Rosângela reafirma que PT de Embu é oposição a Ney e indica que rival quer 'surfar' na popularidade do petista | Divulgação/Binho

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Com o prefeito Ney Santos (Republicanos) como “inimigo” nas últimas quatro eleições, desde 2012, o PT de Embu das Artes se viu em saia justa neste mês após dois “encontros” rumorosos, o do líder máximo do partido, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente municipal, Gabino Silva, com Ney. A ex-vereadora Rosângela Santos, maior nome petista de Embu – e região -, porém, rechaça “união” com Ney e o chama de oportunista.

Em encontro que teria acontecido no dia 6 de outubro em Brasília, Lula e Ney posaram para foto em cumprimento com os punhos – de máscara, o que o prefeito quase nunca usa na região, mesmo em aglomerações. O Republicanos de Ney sinalizaria apoiar Lula a presidente em 2022, em movimento para aproveitar a popularidade do petista. Conhecido pela postura pragmática, o PT nacional não se pronunciou e constrangeu o partido em Embu.

No dia 16, Gabino também apareceu abraçado a Ney, ao lado do vereador Gideon Santos (Republicanos), da base de apoio ao prefeito, em nova foto. Com a repercussão negativa, Gabino se manifestou e refutou “aproximação” com Ney. Ele disse que parou em um evento da saúde em frente à UBS São Marcos, e encontrou e começou a conversar com Gideon e o também vereador Dedé (Republicanos), quando o prefeito surgiu e o “puxou”.

“Quando ‘tava’ me despedindo, o prefeito chegou de lado, colocou o braço no meu ombro, me puxou, e nos cumprimentamos civilizadamente, e saí. Estranhei quando à noite uma companheira me mandou a foto, dizendo que estava postada no Face [Facebook] do prefeito. A foto não muda o meu conceito/avaliação sobre o prefeito e sua desastrosa administração para a cidade. Não tirei a foto. Nem a postei em lugar algum”, escreveu Gabino.

“Estava, por momentos, num evento público da minha região. Não conversei sobre política, nem sobre nada. Sou presidente de um partido notadamente oposição ao seu governo. Se divulgarem outras fotos minhas, estas não foram tiradas com minha aprovação. Lamento o aproveitamento político feito pelo prefeito e vejo que isso mostra seu desespero ao tentar se aproveitar da imagem de outras pessoas, idôneas, para limpar sua barra”, completou.

Rosângela falou com o VERBO sobre os dois episódios. Quanto a Gabino, ela logo encaminhou a nota do dirigente. Indagada sobre o encontro de Lula e Ney, a petista foi direta. “O PT é oposição ao governo Ney Santos aqui em Embu das Artes”, disse. Ela foi mais incisiva e indicou que Ney é oportunista. “Fica claro que todos querem tirar foto com quem tem 51% nas pesquisas”, declarou Rosângela. Ambos são pré-candidatos à Câmara Federal em 2022.

Apesar de atacar o PT, Ney já “surfou” na alta aprovação do partido. Em 2010, ele mandou fazer e entregar aos eleitores material em que estampou a própria foto ao lado da então presidenciável Dilma Rousseff, do presidente Lula e até do “inimigo” Geraldo Cruz. Ao lado dos petistas, ele dizia “Vote no time do Lula”. Ele tentava se eleger deputado federal, mas, com insuficientes 40.321 votos, fracassou – já associado a uma facção criminosa.

Incomodada com a exposição do partido com Ney, Rosângela disse que está descartado aparecer junto com o prefeito em Embu para pedir voto em Lula ou no pré-candidato a governador Fernando Haddad. “Eu garanto uma coisa, e pode deixar escrito no VERBO: em qualquer evento em apoio a Lula ou a Haddad que for organizado por mim, Rosângela Santos, Ney Santos não será convidado. Nem para participar e nem para assistir”, afirmou.

Rosângela, que travou embates com Ney e chegou a ser alvo de ataques de cunho machista por parte do prefeito, enfatizou que “sou oposição a Ney Santos e sempre fui”. “Há suspeitas de desvio de dinheiro público que seria destinado ao combate à covid em Embu, inclusive com operação da Polícia Federal, como também há dinheiro suspeito encontrado em uma fazenda na Bahia, que Ney disse que ia explicar e até hoje não explicou”, declarou.

LEIA+ Ney disse ser do ‘time de Lula’ em ‘santinho’ com petistas e agora ataca PT

comentários

>