ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra
Somente depois de Itapecerica da Serra ficar praticamente cinco meses no fim da fila da vacinação contra a covid-19, o prefeito Francisco Nakano (PL) resolveu, finalmente, ampliar o horário das unidades básicas de saúde para imunizar a população. Desde 18 de maio, quando era o 607º colocado, o município estava estacionado na casa da 600ª colocação, ou seja, entre as últimas 45 cidades paulistas – há uma semana, no dia 1º, por exemplo, era o 602º.
O governo Nakano dificultava o acesso da população dos bairros – sobretudo da periferia – à vacina ao imunizar nas UBSs, os equipamentos de saúde próximos à casa dos moradores, apenas das 8h às 13h. No dia 12 de agosto, uma munícipe se queixou ao VERBO sobre a aplicação da dose em meio período. “Acho ruim esse horário, muita gente que conheço reclamando. Tinha que ser o dia inteiro. Mais opções de horário para quem trabalha”, disse.
A reportagem disse que no dia anterior, em entrevista do prefeito, a autarquia alegou vacinar apenas em período reduzido por conta de que os profissionais tinham que “ter atenção” não só com a covid-19, que “as outras doenças não desapareceram”. “Pensando por esse lado, eu entendo. Mas acho que se estendesse o horário não iam ficar tão cheios os postos. Você concorda que essas aglomerações podem ser pior?”, disse a munícipe, sob anonimato.
Em junho, outro morador já fazia a cobrança. “Amplia o horário de vacinação que sai do ranking de última para primeira (horário atual: 8h às 12h59). Amplia até as 16h que será o dobro de pessoas todos os dias”, criticou. Em 9 de agosto, o governo passou a vacinar das 8h às 17h, mas só no Centro de Referência de Covid, no centro. Apenas na quinta (7), Itapecerica passou para a casa da 500ª colocação (586º). Nesta sexta (8), subiu uma posição – 585º.
Itapecerica tem 73,1% da população com o esquema vacinal iniciado, com 125.754 vacinados com a primeira dose e 4.147 com a dose única. No entanto, segue como o último na região – Juquitiba tem 82,3% dos moradores com a vacinação iniciada – 264º lugar; São Lourenço da Serra, 77,8% – 461º; Cotia, 77,1% – 490º; Taboão da Serra, 76,1% – 523º; Vargem Grande Paulista, 75,4% – 540º; Embu das Artes, 75,4% – 542º; Embu-Guaçu, 75,1% – 548º lugar.
As UBSs estenderão o horário de vacinação. Já o Centro da Covid será desativado. “A cobertura da primeira dose já atingiu todas as faixas etárias indicadas. Agora, a segunda e a terceira doses ocorrem de forma gradual, de acordo com o intervalo previsto para cada imunizante. Por isso, a procura pela vacina no Centro de Referência, atualmente, já é baixa, não justificando a permanência desse posto em funcionamento”, explica a autarquia.
“Dessa forma, a partir da próxima quarta-feira, 13 de outubro, o posto do Centro de Referência deixa de funcionar. Por outro lado, o horário de vacinação contra covid-19 será expandido até as 15h30, de segunda à sexta, em todas as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família de Itapecerica”, informa. O município vacinou 90.008 pessoas com a segunda dose. Com os 4.147 com a dose única, 53% da população está com a vacinação completa.
PLANTÃO
Neste sábado (9), das 8h às 17h, o Centro de Referência vacina adolescentes de 12 anos ou mais; adultos que estejam no prazo ou perderam a data para receber a segunda dose; idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde (e de educação física) imunizados com as duas doses ou a dose única há pelo menos seis meses; e imunossuprimidos com 18 anos ou mais imunizados com as duas doses ou dose única há pelo menos 28 dias.
ITAPECERICA É O 585º ENTRE OS 645 MUNICÍPIOS PAULISTAS NO ESQUEMA VACINAL INICIADO