Museus paulistas têm inscrições abertas para palestras sobre irmandades negras e Machado de Assis

Especial para o VERBO ONLINE

Promovidos por museus de SP, ciclos de palestras abordam irmandades negras na lutas abolicionistas e Machado de Assis como homem da imprensa | Divulgação

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em São Paulo

Os museus Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida, equipamentos da Secretaria Estadual de Cultura sob gestão da Poiesis, realizam atividades gratuitas on-line sobre as irmandades negras nas lutas abolicionistas e o percurso criativo de Machado de Assis. Sobre as irmandades, as palestras acontecem nos dias 7, 14, 21 e 28 deste mês. Acerca do escritor, ocorrem em 14, 21 e 28 de outubro e 4 de novembro, no mesmo horário, das 19h às 21h.

O ciclo de palestras sobre as irmandades leigas fundadas por pretos e pardos na metrópole de São Paulo pretende trazer à luz as contribuições dos participantes na luta por reconhecimento dos direitos civis, com reflexões sobre a importância dos protagonistas e de outros espaços semelhantes como lugares de memória e de enfrentamento ao racismo sistêmico. As inscrições estão abertas até o dia do primeiro encontro, na quinta-feira (7) – link no rodapé.

O estudo da atuação de Machado de Assis (1839-1908) como homem de imprensa permite desvelar as implicações que se instituem entre a criação literária e o mercado dos bens culturais. Partindo dessa perspectiva, o curso “Contos de Machado de Assis: entre o jornal e o livro” pretende investigar o percurso criativo do escritor em sua interação dinâmica com os principais periódicos nos séculos 19 e 20 que acolheram suas produções literárias.

Como gênero narrativo, o ciclo selecionou especialmente o conto, cujas manifestações permitem acompanhar o conjunto de experimentações ficcionais ensaiadas por Machado e as diversas nuances que a composição do autor assume em função do ajustamento às especificidades materiais e demandas disponíveis em cada contexto de publicação. Para participar do curso, é necessário realizar a inscrição até o dia 12 de outubro – link no rodapé.

SERVIÇO
Ciclo de palestras ‘Irmandes Negras no Contexto das Lutas Abolicionistas’
Quintas-feiras, 7, 14, 21, 28 outubro, das 19 às 21h – grátis
Plataforma: Zoom
Inscrição até esta quinta-feira, 7 de outubro, em
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/c6dd60a67f164c8a38cf909467b7415a
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
> 7.out (Dia de Nossa Senhora do Rosário). “Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos: patrimônio vivo da história dos malungos de São Paulo”. Convidada: Marcela Silvério (INSRHP-SP). Mediação: Prof. Fabrício Forganes Santos.
> 14.out – “A presença abolicionista nas irmandades negras paulistanas”. Convidada: Profa. Dra. Antônia Aparecida Quintão. Mediação: Prof. Fabrício Forganes Santos.
> 21.out – “Irmandades Negras de São Paulo e o apagamento da memória urbana negra”. Com Prof. Fabrício Forganes Santos.
> 28.out – “O Rosário dos Homens Pretos da Penha de França e os desafios para a preservação da territorialidade negra no Brasil contemporâneo”. Convidada: Profa. Cláudia Adão. Mediação: Prof. Fabrício Forganes Santos.

Ciclo de palestras ‘Contos de Machado de Assis: Entre o Jornal e o Livro’
Quintas-feiras, 14, 21, 28 outubro e 4 de novembro, das 19 às 21h – grátis
Plataforma: Zoom
Inscrição até 12 de outubro, em
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/467e7933a50c5ad5e75664bf04bc3545

comentários

>