ADILSON OLIVIERA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapeceria da Serra
O bispo da Diocese de Campo Limpo (Igreja Católica na região), dom Luiz Antônio Guedes, recebeu o título de “Cidadão Itapecericano”, na sexta-feira (1º), ao final de missa no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia (centro). Ele foi agraciado com a maior honraria de Itapecerica pelos “bons serviços prestados ao município” no campo religioso e social. O vereador Allan Dias (PSDB) foi o proponente da homenagem.
Na celebração, Allan recordou um pouco da vida e trajetória de dom Luiz como bispo. Ao VERBO, o vereador disse no último dia 12 que “a iniciativa de dar o título de ‘Cidadão Itapecericano’ para dom Luiz é em reconhecimento e gratidão por todo o trabalho que o nosso bispo tem realizado em toda a diocese, em especial na nossa cidade, pelo seu empenho e dedicação em atender a todos os fiéis católicos e principamente os mais necessitados”.
O presidente da Câmara Municipal, Val Santos (Republicanos) – ligado à Igreja Universal -, parabenizou o bispo pelo título e enfatizou a importância do líder católico para a cidade. Os vereadores Alex Pires e Cepacol (PSDB), Cícero de Melo (DEM) e Daniel Belchior (PTB) também estiveram presentes. A ausência sentida foi a do prefeito Francisco Nakano (PL) – o político foi representado pelos secretários Renato Rainha, Antônio Godoy e Romeu Nicollatti.
O ex-governador e pré-candidato ao governo do Estado Geraldo Alckmin (PSDB), acompanhado da mulher, Lu Alckmin, também compareceu à cerimônia. Ele disse que dom Luiz é um bispo próximo aos mais necessitados. No início da celebração, o padre Alberto Gambarini, paróco do santuário, saudou os fiéis e acolheu as autoridades. Cerca de dez sacerdotes concelebraram a missa, que era festiva em devoção a Santa Terezinha do Menino Jesus.
Bispo dos católicos da região desde 2008 – seis municípios (de Taboão da Serra a Juquitiba), além da zona sudoeste na capital -, dom Luiz é paulista de Mogi Mirim e está prestes a tornar emérito – tem 75 anos, idade a partir da qual os “sucessores dos apóstolos” se aposentam. Ele recebeu como presente da cidade um quadro com fotos da missa comemorativa de 30 anos da diocese, celebrada em 2019 no ginásio de Itapecerica, assinado pelos 12 vereadores.
Emocionado, dom Luiz agradeceu pela concessão do título e garantiu que Itapecerica sempre esteve em suas orações e agora tem mais um motivo para orar ainda mais pela cidade. No início da missa, ele, espirituoso, estendeu a homenagem à Igreja – Itapecerica tem sete paróquias, entre elas o santuário, além de outras 24 igrejas (comunidades). “Agradeço de coração. Fui perguntado se eu estava contente, eu falei ‘sim, estou contente'”, disse.
“Até usei uma palavra que não sei se era a mais correta, eu falei que me sinto mais enturmado, recebendo este título, que não é para a minha pessoa, simplemente. Claro, eu vou ser o beneficiado. Porém, é para todos aqueles que trabalham na Igreja aqui em Itapecerica, é o reconhecimento à presença da Igreja. Maior do que a minha presença particular, pessoal, é a presença de toda a Igreja que está espalhada nesta cidade”, declarou dom Luiz.