Escolas de Taboão retomam aulas presenciais nesta 2ª-feira com 30% de alunos

Especial para o VERBO ONLINE

EMI Tio Barnabé, no Trianon; escolas da prefeitura de Taboão receberão 30% dos alunos e creches em tempo integral, 50%, por dia | Alceu Lima/Verbo - 25.jun.21

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

As aulas presenciais nas escolas da rede municipal de Taboão da Serra serão retomadas nesta segunda-feira (27), após um ano e seis meses de suspensão devido à covid-19. A volta às atividades em sala será gradual, facultativa (não obrigatória) e sob protocolos sanitárias, como uso de máscara e distanciamento. Segundo o governo Aprígio (Podemos), os pais e responsáveis pelos alunos foram avisados e orientados pelas escolas sobre o retorno seguro.

As escolas da prefeitura não receberão todos os alunos de uma vez, mas apenas uma parcela de estudantes diariamente. “Queremos preservar as famílias, os alunos e os profissionais. Por isso, nesta primeira fase o ‘Plano de Retomada’ contempla o atendimento de 30% dos alunos por dia. As creches municipais com atendimento de período integral funcionarão com capacidade diária de 50% dos alunos”, diz a secretária Dirce Takano (Educação).

“Todas as crianças serão divididas em grupos, e a própria escola comunicará as famílias qual o dia da semana ela deverá vir a escola”, explica Dirce. Segundo ela, os filhos cujos pais não quiserem mandar para a escola continuarão tendo aulas no sistema remoto, pelo “Google Classroom”. “Já entregamos as apostilas do terceiro bimestre para as crianças que por acaso não vierem para as escolas, para que continuem tendo atividades e conteúdos”, afirma.

A prefeitura diz que acompanhará “de perto” a volta das aulas em meio à pandemia e se haverá o surgimento de casos de coronavírus na comunidade escolar. A partir dessa avaliação, a secretaria definirá se é possível ou não avançar às próximas fases do “Plano de Retomada”, com ampliação do número de alunos atendidos pelas escolas. A retomada ocorrerá após os profisisonais de educação terem tomado a segunda dose da vacina anti-covid.

O cartão-merenda, benefício entregue pela prefeitura a cerca de 28,5 mil alunos, está garantido até dezembro deste ano – o crédito de R$ 70 por mês ajuda as famílias dos estudantes na compra de alimentos em padarias, supermercados, açougues e sacolões da cidade. “Como não será um retorno com 100% das crianças, o cartão continua para que as famílias tenham o apoio, o aporte da merenda em casa”, disse Dirce ao “Taboão em Foco”.

comentários

>