Consulado da Ucrânia visita Embu para programar exposição sobre 130 anos da imigração ao Brasil

Especial para o VERBO ONLINE

Com os secretários Carlos Noia e Rosana Almeida, os cônsules Jorge e Márcia Rybka visitam obra no centro de Embu; mostra ucraniana será em dezembro |PMEA

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O Consulado da Ucrânia (Europa) visitou nesta sexta-feira (24) Embu das Artes para programar a realização de uma exposição em comemoração aos 130 anos da imigração ucraniana no Brasil, prevista para acontecer ainda neste ano, em dezembro. O cônsul Jorge Rybka e a consulesa Márcia Rybka foram recebidos no município pelo vice-prefeito Hugo Prado (MDB) e pelos secretários Carlos Alberto Noia (Cultura) e Rosana Almeida (Turismo).

Segundo maior contingente étnico eslavo a imigrar para o Brasil, atrás apenas dos poloneses, os primeiros ucranianos chegaram ao país em 1891 e se concentraram no Paraná, onde se tornaram agricultores – oriundos da cidade de Zolotiv, oeste da Ucrânia, os pioneiros se fixaram em Mallet (centro-sul paranaense). Hugo disse que “será uma honra celebrar os 130 anos da imigração ucraniana em nosso município e mostrá-la ao nosso povo”.

O cônsul manifestou a agradável missão do consulado de levar a cultura ucraniana à comunidade embuense. “A Ucrânia fica distante do Brasil mas seu povo possui características muito semelhantes aos brasileiros, como sua alegria e a adoração pelo futebol”, disse Rybka. A prefeitura não informou o motivo de Embu ter sido escolhido para a exposição, mas o município fica na rota do Sul do país, onde vive a maioria dos descendentes ucranianos.

Acompanhados dos anfitriões, os representantes ucranianos fizeram um passeio pelo largo 21 de Abril para apreciar a exposição “Escultura ao Alcance de Todos”, exposta ao ar livre na praça. Depois, no Centro Cultural Mestre Assis, foram saudados pelo Quinteto de Metais, que tocou cinco músicas, e pelo artista Wanderley Ciuffi, que realiza a exposição “Olhares e Expressões” no local. O Centro Mestre Assis receberá a exposição ucraniana.

Após o almoço, os cônsules retornaram ao Mestre Assis para serem presenteados pela artista plástica Margarith, de quem receberam um quadro autoral. Emocionada com a homenagem, a consulesa manifestou a intenção de surpreender o público com a apresentação da história ucraniana. “A cultura agrega conhecimento e enriquece o ser humano, e esperamos fazer jus ao acolhimento que vocês nos deram hoje e para a realização da exposição”, disse.

comentários

>