ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em São Paulo
O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (22) a antecipação de 12 para 8 semanas o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina contra covid-19 da Pfizer – quem já recebeu a primeira dose do imunizante poderá completar a vacinação quatro semanas antes do prazo inicialmente indicado. A nova estratégia definida pelo PEI (Plano Estadual de Imunização) poderá ser realizada a partir da sexta-feira (24) pelos 645 municípios.
Cada cidadão que já recebeu a primeira dose da Pfizer poderá conferir a carteirinha para saber a nova previsão de retorno ao posto, contando em um calendário 28 dias antes da data registrada para receber a segunda dose. Pelo balanço da campanha, 6,9 milhões de pessoas já vacinadas com a aplicação inicial serão beneficiadas com a redução de tempo de espera. Os moradores deverão aguardar a definição do calendário das prefeituras.
“A partir de hoje, cerca de 2 milhões de doses estão sendo enviadas aos 645 municípios do Estado para que a gente possa fazer antecipação e a conclusão do esquema vacinal”, disse a coordenadora do PEI, Regiane de Paula. Em orientação à população, a Secretaria Estadual de Saúde vai disparar mensagens de texto de celular (SM) e e-mails sobre a medida, recomendando conferir a carteira de vacinação e consultar os cronogramas das cidades.
“O governo de São Paulo tomou a decisão de antecipar a vacinação na mesma linha dos governadores que aqui estão. […] Desde o início da pandemia defenderam a ciência, se expondo publicamente na tomada de medidas para a proteção da vida de seus cidadãos”, disse o governador João Doria (PSDB), ao se referir à reunião que selou o fornecimento de 2,5 milhões de doses da Coronavac ao Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Piauí.