ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O Ser (Serviço Especializado de Reabilitação) de Taboão da Serra, no Jardim Guaciara, criou uma brinquedoteca ambulatorial para oferecer um ambiente mais agradável e lúdico às crianças em tratamento de saúde, situação de desconforto e estresse não apenas para os adultos. O espaço conta com cabana, brinquedos de material reciclável, jogos de tabuleiro, tapete em EVA, animais de plástico, além de cantinho de pintura, livros e muitos adesivos.
O Ser criou um meio familiar, já que muitas crianças ficam até com medo. “Inclusive, muitos médicos relatavam dificuldades para finalizar o atendimento em decorrência dessa agitação toda. Sendo assim, pensamos em um espaço lúdico que fosse uma extensão da escola ou de casa, um ambiente de fantasia onde a criança que passa por um tratamento pudesse se sentir mais despreocupada e menos ansiosa”, diz a diretora Tatiana Abreu.
Com a ideia traçada, de acordo com a direção, as equipes do Ser e outros funcionários da prefeitura se uniram e doaram brinquedos, livros e materiais que estimulassem a criatividade dos pequenos e que fossem de fácil higienização. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico providenciou azulejos para as paredes que, além de facilitar a limpeza, permitem que as crianças mostrem “traços artísticos” desde a tenra idade – façam desenhos.
A pedagoga Kátia Cilene é responsável pelo espaço. “Sabemos que muitas vivências da criança se manifestam no brincar. Às vezes a criança expressa suarealidade, às vezes cria um mundo sobre suas necessidades mais intrínsecas. O livre brincar é capaz de reequilibrar a criança, reciclar suas emoções, desenvolver atenção e concentração, além de resgatar situações conflituosas. Favorece criatividade, aprendizagem e socialização”, diz.
Fisioterapeuta, a diretora Tatiana aponta benefícios ao bem-estar infantil em vários aspectos. “A brinquedoteca ambulatorial é de extrema importância, ajuda a preservar a saúde emocional da criança, proporciona alegria e distração por meio de oportunidades para brincar, jogar e encontrar colegas, prepara a criança para situações novas e ainda possibilita a manutenção e progressão do desenvolvimento neuropsicomotor”, ressalta.