ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra
O prefeito Francisco Nakano (PL) realizou uma minirreforma no primeiro escalão do governo de Itapecerica da Serra e anunciou nesta segunda-feira (13), oficialmente, a criação de uma nova pasta e o titular, a Secretaria da Defesa Civil e o secretário Rafael da Silva Amorim. No dia 3, o chefe do Executivo empossou o advogado Gerson Brito como novo secretário de Segurança, Trânsito e Transporte. O Esporte e Lazer também trocou de mãos.
Nakano não se pronunciou sobre as mudanças no secretariado. A Defesa Civil era parte da Segurança e agora ganha novo “status”. O novo secretário inicialmente ia tomar posse na quarta-feira, após o feriado de 7 Setembro, e depois até sexta, mas acabou sendo empossado nesta segunda. Morador de Itapecerica, Amorim é formado em direito e atua como auxiliar jurídico. Ele passa a ter a tarefa de trabalhar na prevenção nas áreas de risco da cidade.
“O homem público é o cidadão de tempo inteiro, de quem as circunstâncias exigem o sacrifício da liberdade pessoal, mas a quem o destino oferece a mais confortadora das recompensas, a de servir à nação em sua grandeza e projeção na eternidade”, disse Amorim, segundo a prefeitura. Ele foi recebido por funcionários da pasta. Além de Nakano e do vice-prefeito Rafael de Oliveira (Podemos), participou do ato de posse o vereador Tonho Paraíba (PTB).
O vice Rafael assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer. Segundo o VERBO apurou, o ex-titular Evandro Pinheiro teve de sair por causa da “Lei do Nepotismo” (Lei da Improbidade Administrativa que incluiu súmula do Supremo Tribunal Federal que proíbe a contratação de parentes, até o terceiro grau). Pinheiro é cunhado de Rafael. Com a Defesa Civil, a gestão passa a ter 16 secretarias. Ao tomar posse, em 1º de janeiro, Nakano nomeou 13 secretários.