ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
A partir de segunda-feira (13), a avenida Armando de Andrade, no centro de Taboão da Serra, terá mão dupla entre as ruas Pedro Mari e Jovina de Carvalho Dau – o único trecho da via com direção única atualmente. A Secretaria de Mobilidade Urbana justifica que a mudança é necessária devido ao aumento do fluxo de veículos com a retomada gradual das atividades presenciais de vários setores, como resultado do avanço da vacinação contra a covid-19.
“A Armando de Andrade é uma importante via de acesso. Considerando o aumento de pessoas e de carros nas vias, fizemos um estudo e verificamos a necessidade de retornar a mão dupla neste trecho. Os motoristas que precisam acessar o Parque Assunção, Monte Alegre, Jardim Ouro Preto e região terão mais uma opção de acesso, e não apenas a rodovia Régis Bittencourt ou a avenida Intercontinental”, explica o secretário José Vanderlei.
Porém, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no mesmo trecho – entre o Centro de Especialidades Médicas e a escola Domingos Mignoni, outros pontos de referência -, a avenida terá uma faixa reversível sentido centro, ou seja, será de mão única, como é hoje. “Todos os veículos estarão sendo direcionados sentido bairro-centro. Vamos potencializar a saída dos moradores da região para São Paulo. A partir das 9h, volta a ter mão dupla”, diz Vanderlei.
A Armando Andrade passou a ser mão única, sentido centro, em 2010. Em 2013, com a desativação da ciclovia, iria passar a ter mão dupla, mas a expectativa não se confirmou. Em 2017, a avenida também teve uma faixa reversível, na direção do bairro, mas entre tarde e noite (17h às 20h) – era mão única e virou dupla, agora será dupla e virará única, por três horas. O trecho que sofrerá modificação tem cerca de 250 metros – do total de 800 metros da via.