ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em São Paulo
As “carretas da mamografia” para detecção do câncer de mama voltam a circular a partir do próximo dia 8. Os veículos do programa do governo estadual “Mulheres de Peito” oferece mamografias gratuitas e sem necessidade de pedido médico ou agendamento para mulheres de 50 a 69 anos – basta apresentar RG e cartão SUS para ser atendida. Os exames são realizados de segunda a sexta das 9h às 18h, e sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.
As imagens captadas na mamografia são enviadas ao Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem, que emite laudos à distância, na capital. Além do mamógrafo, cada carreta possui conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélfite, computadores, mobiliários e sanitários. É composta por uma equipe multidisciplinar com técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos.
Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme cada situação. As pacientes fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para rastreamento do câncer de mama também podem utilizar o serviço. Neste caso, é preciso apresentar pedido médico, além de RG e cartão SUS.
Com o “Mulheres de Peito” em vigor desde 2014, as carretas já percorreram mais de 300 locais. No total, o serviço realizou, segundo o governo estadual, cerca de 230 mil mamografias, 7 mil ultrassons e 700 biópsias e encaminhou mais de duas mil mulheres para exames complementares e/ou início do tratamento oncológico em unidades estaduais especializadas – os itinerários foram preventivamente suspensos no início da pandemia de covid-19.
Ainda não há previsão de quando a carreta estará na região. Os dois primeiros destinos na retomada são as cidades de Osasco e Presidente Prudente, ambas a partir do dia 8. Os veículos ficarão por 15 dias em cada local. “Com a melhora da pandemia e seguindo protocolos rígidos de combate à covid-19, […] nesta retomada, serão realizados inicialmente 2.200 exames de mamografia gratuitos por mês”, disse o governador João Doria (PSDB).
AGENDAMENTO TELEFÔNICO
Mulheres de 50 e 69 anos que estão há mais de dois anos sem realizar mamografia também podem marcar o exame sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pela central telefônica do programa. Para agendar, basta telefonar para 0800-779-0000. O agendamento funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Neste caso, os exames não são feitos nas carretas, e sim em um dos cerca de 200 serviços com mamógrafo do SUS no Estado.