ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra
A Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra, no centro do município, foi alvo de vandalismo, entre a noite de sexta-feira e a madrugada deste sábado (21). Os autores não levaram nenhum equipamento do prédio, não houve furto, apenas o corte de fios, com interrupção de energia. Por volta das 7h, quando chegaram à sede do órgão, localizada na rua Major Manoel Francisco de Moraes, funcionários encontraram a fiação elétrica cortada.
A autarquia informa que não teve perda de vacinas, que as doses não ficam guardadas no prédio – programada para este sábado, a vacinação de profissionais de educação, no ginásio de esportes, e de jovens de 18 anos ou mais, em duas unidades de saúde, ocorreu normalmente. A equipe de manutenção do órgão, junto com a concessionária de eletricidade, realizou o reparo ao longo deste sábado e restabeleceu o fornecimento da energia.
A ocorrência não foi a única. Na noite de quinta para sexta-feira (20), a prefeitura registrou não apenas outro ato de vandalismo, mas um furto. Um hidrômetro foi levado do Laboratório Local, serviço de exames de Itapecerica que atende também a região e fica ao lado da autarquia. A administração registrou boletins de ocorrência na polícia e diz que imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas para possível identificação dos criminosos.
No dia 5 de março, ao contrário da ocorrência na autarquia, Itapecerica perdeu vacinas após a USF Potuverá sofrer vandalismo. Foram perdidas 439 doses contra várias doenças, inclusive covid-19 – 84 eram da Coronavac e seriam aplicadas nos idosos de um mosteiro e do bairro em geral que já estavam agendados para receber a segunda aplicação. No mesmo dia, porém, a prefeitura reestruturou a unidade, inclusive com reabastecimento de vacinas.