ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra
O prefeito Francisco Nakano (PL) anunciou na última quarta-feira (11), em entrevista coletiva, que o Poupatempo de Itapecerica da Serra deve ser instalado na área central. A Secretaria de Governo, que ficou responsável pela implantação, disse que falta pouco para definir o local. Na área da saúde, Nakano falou que Itapecerica terá uma unidade de pronto-atendimento, mas em relação à UPA preferiu não apontar ainda a área para construção.
A administração garantiu o Poupatempo no dia 24 de maio com o anúncio do governo João Doria (PSDB) de novas unidades em Itapecerica e mais 19 municípios. O posto terá formato diferente dos já implantados, com sistema “Balcão Único”, de atendentes multitarefa – além do Detran, um dos serviços será o acesso a taxas cobradas pelas prefeituras, facilitando a vida do munícipe, que vai se deslocar menos para cumprir as obrigações de contribuinte.
“O layout já foi feito. Tivemos alguns entraves quanto ao local, [mas] vai ter fácil acesso. É o que eu posso falar, porque politicamente temos que tomar os devidos cuidados também. […] A partir do momento que a gente anunciar o local vai ter uma movimentação em volta”, disse o secretário Renato Rainha (Governo). Questionado se pelo menos já estava definido o local de implantação, ele afirmou: “Está faltando 10%. [Será na] Região central”.
Rainha comentou que “é um estudo que não é feito no susto nem de forma a favorecer qualquer tipo de interesse pessoal”, mas não deu prazo para instalação – ele se limitou a dizer que o Poupatempo será realidade “em breve”. Um dia depois no anúncio, no dia 25 de maio, a reportagem indagou se o governo do Estado tinha dado previsão. “Informalmente, sim. Mas vou ter certeza para não falar besteira para você”, disse. No entanto, ele não informou.
Em relação à UPA, apesar de também não informar prazo, o prefeito garantiu a construção. “A UPA só pode ser construída em terreno próprio da prefeitura. Estamos estudando o melhor lugar. Que seja um lugar plano, com acessibilidade boa, onde passem ônibus, tenha estacionamento para carros e não atrapalhe o bairro. Aqui no centro não tem espaço. Na [avenida] 15 [de Novembro], tem espaço, mas a prefeitura não tem terreno ali”, disse.
Nakano disse, porém, já ter uma área, mas não citou contra alta imobiliária. “Tem um lugar que sabemos que pode ser lá, mas prefiro manter em sigilo, para evitar eventuais especulações. Mas já estamos estudando, é demorado, mas já fizemos a planta, vamos remodelar [para atender mais]. O pronto-socorro [central] atual, quando foi feito, ninguém pensava que ia ter uma pandemia, ter a área física com passagem de pessoas contaminadas”, disse.
“A área da UPA já está contemplando tudo, entrada de pediatria, de emergência, de âmbulância. Tudo isso esse espaço vai contemplar”, disse Nakano, que também não mencionou o custo da obra. Na coletiva, a Autarquia de Saúde informou que o Pronto-Socorro Central realizou mais de 11 mil atendimentos em julho, o que classificou como “surreal” – o PS ficou saturado devido ao fechamento do pronto-socorro do Hospital Geral de Itapecerica.